Por quase toda a história da produção cinematográfica, alguns filmes foram proibidos pela censura de filmes ou organizações de revisão por razões políticas ou morais. Tipicamente, um filme proibido passa por edição para remover cenas explícitas, e depois é re-lançado. A discussão em torno dessa forma de censura voltou com bastante força quando o Ministério da Justiça proibiu a exibição do longa «A Serbian Film» em todo o Brasil, por afirmar que o filme incentiva a violência, pedofilia e outras atrocidades.
A seguinte lista inclui filmes que tenham, em algum momento, sido proibidos para exibição pública. Levamos em consideração a natureza da proibição, a recepção da crítica e a popularidade global do filme.
GROTESQUE
MIKEY
[trailer]
leia mais: Caso Venables e Thompson | O assassinato de James Bulger
A CENTOPÉIA HUMANA 2 (THE HUMAN CENTIPEDE 2)
Se você já viu ouviu falar do primeiro «Centopéia Humana» (que eu já comentei aqui), você não deve se surpreender que a sequência do filme (que mal foi lançada) já está sendo banida em muitos países. A linha central da trama envolve um cientista louco holandês que seqüestra um trio de turistas e cirurgicamente junta-os, boca ao ânus. O primeiro filme foi fortemente criticado por não retratar qualquer uma das vítimas no filme como algo além de objetos a serem brutalizados, degradadas e mutilados para a diversão e excitação do personagem central, bem como para o prazer do público.
«Centopéia Humana 2» tem estreia prevista para outubro de 2011, mas uma classificação para distribuição no Reino Unido já foi negada. O diretor Tom Six declarou que «a sequência contém muito mais sangue do que o original». O novo filme também contém uma maior «centopéia» envolvendo doze pessoas além de cenas de estupro e masturbação.
leia mais: Porque «Centopéia Humana 2» foi banido no Reino Unido
SCUM
Scum é a história dura e chocante da vida em uma prisão britânica (Borstal) para jovens infratores durante os anos 1970. O filme foi originalmente banido totalmente da televisão por causa de sua representações gráficas de racismo, estupro, suicídio e violência. Foi, no entanto, totalmente refeito em 1979, com a nova versão estrelada por Ray Winstone, uma jovem em seu primeiro papel de destaque, como Carlin. A versão refeita de Scum recebeu boas críticas e foi elogiado por sua descrição precisa de um regime brutal numa prisão.
O regime atual em borstals (reformatórios ingleses) no momento envolvem pouca ou nenhuma reabilitação, com muitos meninos sendo brutalmente espancado por guardas muito mais velhos do que eles. Os prisioneiros sobreviveram através da adoção de uma mentalidade de «cão-comer-cão», e o filme brilhantemente retrata isso através do personagem Winstone, mostrando como ele sobe ao topo da hierarquia e se torna o «daddy».
UM FILME SÉVIO (A SERBIAN FILM)
Proibido na Espanha, Noruega e Brasil, «A Serbian Film» é, sem dúvidas um dos filmes mais controversos de todos os tempos. Os fatores que contribuem para a proibição do filme incluem cenas de estupro infantil, incesto, necrofilia, mutilação e assassinato, entre outros. O filme recebeu críticas mistas dos críticos, alguns dos quais o condenou por sua extrema violência sexual. O enredo gira em torno de um ator pornô aposentado, que concorda em participar de um último filme por causa de problemas financeiros. Após o início das filmagens, ele percebe que entrou num projeto perturbador do qual não há escapatória.
Entrevista: Diretor de ‘Serbian Film’ diz: ‘Se quer entretenimento, não veja’
ASSASSINOS POR NATUREZA (NATURAL BORN KILLERS)
«Assassinos por natureza» foi lançado em 1994, dirigido pelo polêmico Oliver Stone. O filme foi uma adaptação de um roteiro escrito por Quentin Tarantino para o seu primeiro longa. O filme conta a história de Mickey Knox (Woody Harrelson) e Mallory Knox (Juliette Lewis) um casal que se une pelo desejo que um sente pelo outro e por amarem a violência. Eles matam algumas dezenas de pessoas em 3 semanas, mas sempre deixam alguém vivo para contar quem fez os crimes. O filme foi totalmente proibido na Irlanda, e teve a distribuição negada nos EUA. Depois de um corte de aproximadamente quatro minutos de imagens, a MPAA (Motion Picture Association of America), permitiu sua distribuição.
A MORTE DO DEMÔMIO (THE EVIL DEAD)
Lançado em 1981, The Evil Dead narra a história aterrorizante de cinco estudantes universitários de férias em uma cabana isolada. Suas férias torna-se um pesadelo quando eles encontram uma fita de áudio que libera os maus espíritos. O filme de terror de baixo orçamento foi muito bem recebido pela crítica e bem-sucedido nas bilheterias.
Devido à sua violência gráfica e terror, The Evil Dead é proibido em vários países, incluindo a Finlândia, Alemanha, Islândia e Irlanda. Talvez a cena mais perturbadora é quando uma jovem é estuprada por uma árvore (?) possuída por um espírito maligno. Esta cena em particular, foi fortemente criticada por ser perversa e misógina, apesar do sucesso global do filme. Cenas fortes de desmembramentos também são mostrados, assim como várias cenas de tortura.
HOLOCAUSTO CANIBAL (CANNIBAL HOLOCAUST)
«Holocausto Canibal» é um filme de terror italiano, que até hoje é proibido em mais de cinqüenta países. Após seu lançamento, o diretor Ruggero Deodata foi preso e acusado de homicídio, depois que rumores sugeriram que «Holocausto Canibal» era um filme snuff (filme que contém cenas reais de assassinato). Mais tarde ele foi inocentado de todas as acusações, após provar que os atores que participaram do filme estavam vivos.
Filmado na Amazônia, o filme conta a história de quatro documentaristas de tribos que embrenham-se na selva para filmar indígenas. Dois meses mais tarde, depois que o grupo não retorna, o famoso antropólogo Harold Monroe viaja em uma missão de resgate para encontrá-los. Ele consegue recuperar as latas de filme perdidas, que revelam o destino dos cineastas desaparecidos.
Durante as filmagens, sete animais foram sacrificados. Um exemplo inclui uma cena onde um macaco foi decapitado, e os membros da tribo se ajuntam para devorar o seu cérebro. «Holocausto Canibal» também envolveu cenas de extrema violência, incluindo empalamento de vários personagens. É considerado como um dos filmes mais repugnante e controversos já feitos.
O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA (THE TEXAS CHAINSAW MASSACRE)
Após o lançamento em 1974, «O massacre da serra elétrica» foi banido em muitos países, e inúmeros cinemas pararam de exibir o filme depois de receber queixas sobre as cenas de extrema violência. O filme foi comercializado como uma história verdadeira para atrair um público mais amplo, embora o enredo seja totalmente ficcional. Na realidade, o filme foi inspirado pelo crimes do serial killer, Ed Gein, que ficou famoso por assassinar e coletar partes de suas vítimas, como mamilos, máscaras de pele e cabeças, e mantendo-as em sua casa.
O filme gira em torno de cinco amigos que, durante uma viagem até uma pequena cidade do Texas, são sistematicamente perseguidos e assassinados por um homem mascarado com uma motosserra em punho e sua família de canibais. Apesar de uma má recepção inicial do filme pela crítica na época de seu lançamento, «O massacre da serra elétrica» se tornou a maior bilheteria de filme independente de todos os tempos em pouco tempo. Ele é considerado como um dos filmes de terror mais influentes da história do cinema, e um pioneiro no gênero «slasher».
O EXORCISTA (THE EXORCIST)
«O Exorcista» foi lançado nos cinemas em 1973. O filme, desde então, teve um efeito avassalador sobre a cultura popular e é descrito por alguns como o filme mais assustador de terror de todos os tempos. É também uma das maiores filmes bilheterias de todos os tempos, arrecadando US$ 441million todo o mundo. «O Exorcista» foi proibido em muitos países por ser terrivelmente assustador, e em alguns casos por motivos religiosos. O filme afetou o público tão fortemente que, em muitos cinemas, os paramédicos foram chamados para tratar pessoas que desmaiaram e outras que entraram em estado de histeria. No Reino Unido, O «Exorcista» não estava disponível até 1990, quando passou pela British Board of Film Censura (BBFC), com uma classificação de 18 anos.
«O Exorcista» conta a história de uma jovem que se torna possuída por um demônio. Os eventos que cercam o comportamento da menina e exorcismo subseqüentes compõem o enredo principal. Ao contrário de outros itens na lista, violência excessiva não é um fator que contribui para seu status proibido. «O Exorcista» é um thriller psicológico e usa um enredo inteligente e até mensagens subliminares para aterrorizar o público.
———-
at 0:38
Olha esse link que máximo:
"Pasmem!!! 30 filmes que incitam a pedofilia":http://losolvidados.com.br/?p=9821 aos desavisados: não, não estou divulgando pedofilia, é um texto irônico…..PS: que ECA esse centopéia humana. NUNCA que eu veria um troço desse (mas tenho que dizer que fui lá ler sua crítica do primeiro filme e ri na parte em que você menciona a "costura" da história, rsrs).PS 2: desses aí só vi O Exorcista. E dos que eu não vi o único que tenho vontade de ver é O massacre da serra elétrica. É forte demais?PS 3: não acho que censura seja solução pra nada. Reflexão e debate sobre a cultura que absorvemos são sempre necessários. Censura não.
at 11:07
Devo dizer que só assisti "Centopéia Humana" por curiosidade. Se não tivessem feito tanto alarde em cima do filme eu jamais ficaria sabendo da sua existência, pois não é um gênero que eu curto.
"O Massacre da Serra elétrica" eu só via refilmagem de 2003. É forte sim, mas dizem que a versão clássica é bem pior.
at 20:05
Excelente post, João. Adorei. Assisti alguns desses filmes e adorei Exorcista e Assassinos Por Natureza, por exemplo. Mas acho que qualquer filme precisa ter uma boa história, isso é básico. O massacre pelo massacre ou a escatologia apenas para saciar os instintos de alguns (talvez milhares ou milhões), eu acho péssimo.
Um outro filme que adorei, mas que me deixou péssimo (rsrs), foi 'Irreversível',com Monica Belucci. A violência do filme é extrema e tem a mais angustiante cena de estupro que já vi. No entanto, nos faz refletir sobre a natureza humana e a consequência dos nossos atos.
É isso! Grande abraço. E concordo 1000% com Deise: censura nunca.
at 22:13
Ótimo post. Ainda não consigo acreditar que, nos dias de hoje, estejamos sujeitos a situações como essas, de censura. Acho que as pessoas que decidem isso não sabem que, ao proibir algo, eles só chamam ainda mais a atenção do público para isso, muitas vezes criando uma demanda pela obra que não existiria se não fosse por causa da censura.
at 23:03
hummm, eu não sei ….
sua pergunta me confundiu a responder..
é porque desde quando proibir evita alguma coisa?
se em algum país é permitido, e algum psicopata vê e quer imitar, a primeira coisa que a mídia mundial fará é noticiar nos jornais…
inclusive dando "nome aos bois", ou seja, nome do filmem e que o doido se inspirou e tudo.
Mas eu não gosto de nenhum dessdes que vc citou, não assistiria. E não assisti.
Uma obra excelente como "Ensaio sobre a cegueira", baseado no livro de José Saramago, têm cenas sobre essas "cegueira" humana, e as atrocidades que somos capazes de fazer com os outros, mesmo quando estamos na merda juntos.
E é uma história que me deixou abatida, e triste…essas coisas fazem mal ao meu espirito e provocam dor ao meu corpo físico. Então evito.
:**
at 23:23
Lista no mínimo polêmica, mas com dois grandes clássicos "O Massacre da Serra Elétrica" e "O Exorcista".
Não gostei muito de "Assassinos por Natureza", entendo que o exagero mostrado por Oliver Stone é uma crítica ao mundo atual (mesmo o filme sendo dos anos 90), mas como cinema vale apenas pela polêmica.
Abraço
at 13:43
Você tocou num ponto fundamental: Censura desperta a curiosidade. Por causa dela, os filmes B (de bizarro rsrs) feito "lá fora" chegam aqui no Brasil com tamanha repercussão.
at 13:44
Concordo contigo Barbara.
Esse "A Serbian Film" mesmo, está proibido de passar nos cinemas, mas qualquer busca rápida na internet possibilita ao CURIOSO baixar e assistir o filme.
at 13:46
Não vi "Assassinos por natureza" mas o conceito de transformar os criminosos em "celebridades" me parece um ponto interessante a ser discutido.
Abraço.
at 13:54
Concordo. A utilização da violência deve ter o propósito não só de chocar o espectador, mas de fortalecer o argumento do filme. Mas convenhamos, um roteiro como o de "Centopéia Humana" deve ter vindo de um ser humano claramente desequilibrado. Não sei por que vi esse filme. =/
at 12:48
Esse link "Pasmem! 30 filmes que incitam a pedofilia" pode até ter alguns bons argumentos, mas perdeu toda a credibilidade quando mostrou preconceito contra os gays.
"Bom, de Pasolini, só fechar os olhos e escolher qualquer um. Gay e comunista, nada decente viria mesmo dele"
"O fardo de interpretar prostituta mirim pesou tanto, que Jodie Foster virou lésbica. Sem mais."
Isso não é argumento pra nada. Larguei o texto no meio.
Mas o cinemosaico não me decepcionou! Gostei muito do texto! Fiquei curiosa pra ver Mikey. Até hoje eu me arrepio lembando do Exorcista.
Eu acho que assim como alguém tem que defender a liberdade de expressão, alguém tem que defender os "bons costumes". Imagina se tudo é liberado ou se tudo é proibido? Inocência achar que um filme não pode influenciar uma pessoa, mas é inocência também achar que todo filme é como uma agulha hipodérmica que vai estimular todos da mesma maneira e a fazerem o que mostra o filme. Enfim, tema polêmico nunca tem resposta mesmo, quem sou eu pra colocar um ponto na discussão?!
at 21:45
O texto desse link é irônico mesmo. Não pode ser levado a sério =)
at 1:11
HAHAHAHAHAHAHA é mesmo! Tava muito mal humorada no dia que li e acabei não pegando a essência.
Sempre digo que a ironia é uma coisa fina, que nem todo mundo entende, e é super verdade. =D
at 12:25
Tudo bem Ericka! rsrs,,,
Bjs.
at 13:14
Excelente o artigo. E na boa… achei Holocaust Canibal (só pra citar um exemplo) bem mais chocante que A Serbian Film.
at 14:17
Obrigado Victor.
Não vi A Serbian Film (e nem pretendo)
Holocausto Canibal é degradante.
Gostaria de nunca ter visto aquilo =X
at 1:12
Olá, amigo! Sou do Cinebulição, vi seu comentário na minha crítica ao Filme Sérvio e vim correndo conferir sua postagem sobre o tema. Gostei bastante. Ótimo trabalho de coleta para essa categoria de proibidos. Eu não fazia ideia sobre O EXORCISTA.
É isso. Um abraço.
at 11:29
Obrigado. Apareça sempre por aqui!