Eden WiedemannA publicidade utilizando os recursos presentes nas mídias sociais é um fenômeno em ascensão no Brasil. As empresas têm se adaptado a nova realidade mercadológica e parecem ter percebido a importância de novas estratégias para novos consumidores. Eden Wiedemann sabe bem o que isso significa. Com quase 15 anos de atuação no mercado publicitário e pouco mais de um ano e meio trabalhando com mídias sociais, Eden investe tempo e dedicação na Agência Dani Mirella para buscar soluções criativas de comunicação para clientes cada vez mais exigentes. Nessa entrevista, Eden Wiedemann fala sobre essa nova realidade e seu trabalho frente a uma agência que é referência no segmento de mídias sociais:

CINEMOSAICO – Qual a sua formação, especialidade e atuais projetos?

Eden Wiedemann – Eu sou publicitário. Atualmente eu trabalho como planner na Dani Mirella, que é uma agência voltada ao planejamento de criação em mídias sociais, e tenho projetos para conseguir ganhar dinheiro com isso, estamos bem encaminhados (risos).

.

@cinemosaico – Você se define na web como um publicitário, cínico, nerd e ácido. Como funciona essa mistura no desenvolvimento dos seus trabalhos?
@RealEden – Me causa mais problemas do que me traz vantagens (risos), na verdade eu diria que eu tenho uma boca maior do que devia, mas mesmo assim é interessante. O meu jeito de ver o mundo de forma crítica faz com que eu consiga buscar soluções diferentes, ver as coisas fora da caixa. Quando eu digo que sou cínico, cretino, etc e tal, é mais uma forma de fazer as coisas de um modo diferente e tentar fugir do lugar comum, isso ajuda muito quando se está trabalhando num universo novo como as mídias sociais. Não me causou problemas de fato. De vez em quando a turma tira minha senha do twitter, me coloca de castigo por alguma coisa que eu falei, nada de mais (risos).
@cinemosaico – Ao longo de sua carreira, com quais marcas/clientes você já trabalhou?
@RealEden – Eu vou resumir à Dani. A Dani Mirella atende hoje bons clientes, temos projetos para a Kraft (Club Social, BIS), trabalhamos também com a VIVO, Walmart, Plaza Shopping, Shopping Tacaruna, Rede Globo, Renaut… Temos muitos projetos em desenvolvimento e alguns eu não posso contar, senão os clientes puxam minha orelha. Mas atualmente a Dani trabalha mais com clientes nacionais do que locais. A agência fica em Recife/PE, mas nós atendemos clientes de todo o Brasil.
@cinemosaico – Alguma história curiosa durante esses anos de publicidade?
@RealEden – São muitas (risos). Uma história interessante, ainda falando sobre mídias sociais, aconteceu quando eu (com minha boca grande demais) estava no twitter e falei mal de um cliente, achando que naquela hora da noite ele não veria. Cinco minutos depois o cliente me ligou e eu tive que pedir desculpas oficialmente e prometer que nunca mais iria twittar nada de errado a respeito dele.
@cinemosaico – A publicidade online tende a fortalecer a publicidade tradicional em quais aspectos?
@RealEden – Eu não diria fortalecer, mas também acho que não irá enfraquecer. Os dois tipos de publicidade (tradicional e online) têm características diferentes. Durante uma das minhas palestras eu citei um exemplo interessante: Se alguém quer comprar um C3, não vai diretamente ao site da Citroën para decidir se compra ou não, ele vai perguntar aos donos de C3 o que eles acham do carro. E como a pessoa fica sabendo que o C3 existe? Sim, através da mídia tradicional, logo, as duas mídias se complementam. Existem produtos que são lançados exclusivamente para as mídias sociais, mas eu ainda acho que isso é balela, a mídia tradicional ainda funciona muito bem e as coisas vão andar juntas durante muito tempo.
@cinemosaico – Quais são os cases de publicidade mais bem sucedidos da web na sua opinião?
@RealEden – Internacional, eu gosto muito da campanha australiana “Melhor emprego do mundo”, foi fantástica. Campanhas nacionais eu gosto da “árvore de BIS” e o “porto cai na rede”, que nos rendeu bons resultados.
@cinemosaico – No universo das novas mídias, quais ferramentas tem realmente um grande potencial para a publicidade e quais são apenas «modinhas»?
@RealEden – Falar em modinha é complicado porque todo dia surge uma nova modinha e eu acho que todas elas têm potencial, depende da forma que são utilizadas.  Já conseguimos fazer uma campanha no formsprings, inclusive bem antes da FIAT fazer a maior coletiva do mundo, e os resultados foram muito bons. As pessoas também dizem que o Orkut vai se acabar e isso não é verdade, as classes C, D e E ainda estão bem presentes no Orkut, as classes A, B e parte da C está apenas migrando para o facebook, e o twitter também tem tudo para se fortalecer ainda mais. Na verdade é tudo um processo de substituição: tínhamos o MIRC, que foi substituído pelo ICQ, logo depois veio o MSN e hoje temos Twitter. Eu falo mais com as pessoas pelo Twitter do que pelo MSN hoje em dia. Recentemente aconteceu um episódio curioso lá na agência. Um de nossos clientes foi nos fazer uma visita e tocou duas vezes a campainha do escritório, como ninguém atendeu, ele tuitou: “pessoal da @danimirella, venham atender a campainha”, rapidamente foi umas quatro pessoas atendê-lo (risos).
@cinemosaico – O que é mais gratificante nas suas experiências em palestrar sobre Marketing?

@RealEden – Às vezes eu me divirto mais do que o pessoal que assiste. Eu gostaria muito que as pessoas fossem mais participativas, mas elas ainda têm aquele medinho de falar besteira, o que é uma pena. Eu defendo sempre que não existe «o especialista», logo, qualquer pessoa pode dar uma idéia que eu não tinha percebido, pode achar uma nova vertente, uma falha num projeto meu, ou até me dar uma boa sugestão. As minhas palestras em algumas faculdades ajudam a turma a perceber um universo que eles não tinham captado ainda, isso é muito interessante.

——–

@cinemosaico – Já que em sua profissão é necessário conhecer lugares, tendências, ler muito e estar sempre se atualizando, queremos saber algumas das suas preferências:

Filme favorito: Que pergunta capciosa… A gente tem um projeto na Dani que se chama clube do filme, onde toda semana nós fazemos comentários sobre cinema e destacamos os cinco filmes que mais impactaram durante aquela semana, é difícil falar apenas um. Peixe Grande (Tim Burton), talvez seja o que me causou mais impacto. Toda vez que eu assisto eu choro que nem criança (risos).
Um Livro: Eu sou muito fã de Bernard Cornwell, então eu vou falar uma trilogia. A trilogia do Graal, que eu acho fantástica
Uma viagem: Eu sou meio “consumistazinho”,  então os parques da Disney são uma boa opção pra bagunçar um pouco.
Uma paixão nerd: Séries. Eu acompanho 28 séries. Levo o notebook até no banheiro para ver (risos).
Uma frase: «Até um pé-na-bunda lhe empurra pra frente.»

__________
Conheça mais do trabalho de Eden Wiedemann em:
http://umpassinhoafrente.com.br
http://twitter.com/realeden

Tags: