E lá vou eu dividir uma categoria em duas partes novamente. Gosto bastante de filmes com essa temática mesmo que o conflito armado não seja o foco principal do filme (como em Bastardos Inglórios por exemplo). Então fiz uma divisão da seguinte maneira: Filme de guerra épico / Filme de guerra moderno.

Coração ValenteÉPICO

A história do escocês William Wallace e seu exército de camponeses é um clássico que marcou época. As cenas de batalha e a fotografia são impressionantes, a trilha sonora é maravilhosa. O filme tem romance, ação, drama, batalhas sangrentas (como pouco se via nos filmes da época) e algumas frases que estão até hoje entre as mais marcantes do cinema.

“Lutem e pode ser que morram. Fujam e continuarão vivendo sem liberdade, como escravos dos ingleses. E daqui a alguns anos, quando estiverem morrendo em suas camas, se arrependerão de não terem trocado todos os dias de humilhação que irão viver a partir de hoje pela oportunidade de terem lutado e conquistado a liberdade”. 
……………………………………………………………………………………………………………………………………

MODERNO

Eu não sou o que se pode chamar de fã incondicional de Tom Hanks, mas não há como negar que o cara sabe escolher bem os seus projetos. Sob a direção de Spielberg, Hanks protagoniza aquele que é um dos melhores filmes sobre a segunda guerra já produzidos. Um drama que mostra de forma cruel, realista e emocionante a situação dos soldados em campo de batalha.

Com cenas chocantes e atuações excelentes de Jeremmy Devies, Edward Burns, Matt Damon, além do próprio Tom Hanks, o filme é um dos poucos a enfatizar o lado humano dos soldados durante a guerra. Mostra o pânico real que existe diante do perigo e talvez por isso não é um filme cansativo mesmo com uma duração de quase 3 horas.

Tags: ,