300-A-Ascensao-do-Imperio-poster-brO primeiro 300 (2006) era um filme de ação bacana, com um protagonista carismático, uma estética interessante, cenas de ação bem empolgantes e uma história que, apesar de simples, era bem conduzida, redonda e fechada. Assim sendo, foi com muita desconfiança que me aproximei deste 300: A Ascenção do Império, uma espécie de continuação/prelúdio do filme de 2006 já que ao mesmo tempo em que trata de eventos anteriores ao primeiro, também aborda fatos simultâneos e posteriores ao filme de Zack Snyder.

A trama foca no general grego Temístocles (Sullivan Stapleton) que precisa montar as defesas gregas para a vinda dos persas e tenta convencer os espartanos a cederem sua frota naval para que ele possa enfrentar Artemísia (Eva Green), a temível capitã da marinha persa, enquanto que o rei-deus Xerxes (Rodrigo Santoro) avança por terra depois de derrotar Leônidas (Gerard Butler) e seus 300.

A verdade é este filme é praticamente uma repetição do primeiro trocando apenas as batalhas em solo por batalhas ao mar, de resto é praticamente igual. O protagonista percebe a chegada dos persas, tenta pedir ajuda e esta lhe é negada. Sem escolha, reúne um pequeno grupo de soldados para tentar conter os avanços dos persas. Durante a batalha, repele onda após onda de ataque inimigo, surpreendendo seu líder, que pede um intervalo para negociações no qual pede que o herói junte-se a ele. Eu poderia continuar por várias linhas descrevendo com detalhes como este filme é praticamente um plágio do anterior, mas que isso pouco importaria se ele realmente fosse capaz de entreter ou divertir, algo que, infelizmente, não acontece.

O protagonista é meramente um genérico do rei Leônidas desprovido de qualquer personalidade. O ator Sullivan Stapleton até tenta imitar o tom altivo e os urros ríspidos do rei espartano em seus intermináveis discursos sobre liberdade e democracia (temas já abordados no primeiro filme), mas sem qualquer carisma e um texto que não tem as mesmas frases de efeito icônicas e poderosas do filme anterior. O vilão Xerxes até tem sua origem explicada aqui, mas é tudo tão rápido que em questão de poucos minutos ele já se torna o gigante de voz grossa que conhecemos no filme anterior sem que sua jornada nos cause nenhum impacto.

Melhor sorte tem a atriz Eva Green que constrói sua Artemísia como uma mulher violenta, implacável e manipuladora, quase como uma Lady Macbeth sanguinária, que não hesita em fazer o que for preciso para conseguir o que quer, tendo como um de seus pontos altos uma brutal cena de sexo na qual o ato se confunde com uma luta.

As cenas de ação tentam reproduzir os embates sangrentos e exagerados do primeiro filme, mas pesam a mão no uso da câmera lenta e da computação gráfica que gera litros e litros de sangue pouco convincente que jorram a cada golpe desferido. Praticamente cada ataque, cada morte é paralisada e estendida quase ao infinito pelo artificio da câmera lenta e se no primeiro filme isso servia para ressaltar a brutalidade das lutas, aqui parece como um cacoete estilístico vazio que é repetido a até a exaustão tornando-se tedioso e deixando a ação truncada, artificial e sem fluidez, fazendo aquilo que deveria ser empolgante se transformar em um exercício de paciência.

300: A Ascenção do Império é apenas uma repetição vazia e preguiçosa daquilo que o filme anterior nos trouxe. Aqueles ávidos por ver lutas e sangue talvez consigam aproveitar, mas aos demais o filme tem muito pouco a oferecer.

Nota: 5/10

Tags: ,