the-conjuring-poster

Invocação do Mal (The Conjuring) é um filme de terror dirigido por James Wan (Jogos Mortais e Sobrenatural) e que muito apropriadamente estreia no Brasil nesta sexta-feira 13. Trazendo no elenco nomes como Vera Farmiga e Patrick Wilson, o filme conta a história de uma família que recebe ajuda de um casal de paranormais, espécies de caça-fantasmas, para lidar com fenômenos estranhos que passam a acontecer em sua nova casa.

Trata-se de um filme que aposta em temas bastante explorados pelas produções de terror. «Casa mal assombrada»  + «família tipicamente americana cujo sonho da vida tranquila acaba se tornando um pesadelo» + «equipe de paranormais que chegam para investigar o que pode estar errado». Junte-se esses elementos e o que resulta é uma conhecida fórmula do gênero.

Ao ver Invocação do Mal, fica fácil pensar, por exemplo, em filmes como Horror em Amityville. São muitas, aliás, as semelhanças com esse filme. Assim como Amityville, Invocação do Mal é baseado em fatos reais e, mais do que isso, em fatos protagonizados pelos mesmos personagens: o casal Lorraine e Ed Warren, demonologista e clarividente que ficaram famosos nos Estados Unidos como investigadores paranormais.

Invocação do Mal desperta nos seus espectadores uma sensação de nostalgia. Isso porque se aproxima muito dos temas tratados pelos filmes de terror de décadas passadas (fator que a ambientação setentista reforça). Assim sendo, não é um filme que propõe reinvenções, mas que tem o mérito de usar os tão conhecidos clichês do gênero sem que eles pareçam saturados. «Mas se é algo que já vimos tantas vezes porque o filme é tão bom?» Talvez porque demonstre grande criatividade nas cenas que apresenta e nos sustos que proporciona. O momento, presente em um dos trailers, em que mãe e filha brincam de cabra-cega tem tudo para se tornar clássico.

Deve ser destacada, nesse sentido, a habilidade do diretor James Wan, que mostrou-se versátil ao passar do terror sangrento e marcado pela tortura de Jogos Mortais ao terror sobrenatural, mais sutil, de portas batendo sugestivamente, deste filme. O diretor também é bastante feliz ao optar contar a história por duas vias: vemos o filme tanto pelo olhar da família Perron quanto pelo olhar do casal Warren, o que confere dinamicidade ao filme.

Invocação do Mal é uma produção bem realizada, com bom elenco e, mais importante de tudo, dignamente assustadora. O filme proporciona com maestria a boa e velha sensação de ficar grudado na cadeira, de parar um pouquinho de se mexer. Aquela sensação de ficar paralisado de medo, que pode ser terrível, mas que também é divertida e viciante.