Sobrenatural (Insidious)A história de uma família que começa a notar fenômenos sobrenaturais dentro de casa é nossa velha conhecida de filmes como Atividade Paranormal e Poltergeist. O clássico de 1982, aliás, parece ser a principal referência de Sobrenatural.

No filme, uma família acaba de se mudar para uma nova casa. Tudo vai bem até que uma das crianças entra num coma sem nenhuma explicação médica aparente. Assustados por uma série de acontecimentos estranhos, o casal decide voltar para sua antiga morada, na esperança de que tudo volte a ser o que era. Mas logo se dão conta de que o problema pode não estar na casa.

À primeira vista, Sobrenatural promete muito aos fãs do gênero: é dirigido por James Wan e escrito por Leigh Whannell, de Jogos Mortais, e produzido por Oren Peli, criador de Atividade Paranormal. Outro ponto encorajador é o elenco principal, formado por Rose Byrne (X-Men: First Class), Patrick Wilson (Uma Manhã Gloriosa) e Barbara Hershey (Cisne Negro). Porém, essa expectativa tende a ser frustrada no decorrer do filme, já que ele apresenta o famoso defeito de se perder totalmente do meio pro final.

Enquanto nos minutos iniciais temos um bom clima, e até mesmo bons sustos (a cena do alarme é um exemplo), com o desenrolar da trama ficamos com a impressão de que fomos levados a ver outro filme, em muitas coisas diferente do «primeiro».

A principal causa desse declive é, provavelmente, um erro bastante comum: o de incluir pitadas desmedidas de humor. Para dar o tom de comédia um elenco secundário – espécie de trio caça fantasmas interpretado por atores em performances bem sofríveis – é súbita e desastradamente inserido. Junte-se a isso efeitos especiais, figurinos e cenários de qualidade duvidosa, e daí em diante tudo tende a piorar. Pra não dizer que não há elementos dignos de elogio, os realizadores usam a sugestão de maneira muito hábil. E é isso que confere uma bem sucedida atmosfera de tensão à primeira parte do filme (aquela que funciona).

Curiosidades:

– O roteirista Leigh Whannell tem um papel no filme (Specs, um dos «caça-fantasmas»).

– Há um detalhe especial (uma referência) que desafia a atenção do espectador. Está na cena em que o personagem de Patrick Wilson, um professor, aparece sozinho em sua sala de aula. Tente descobrir!

Tags: