A garota da capa vermelha (Red Riding Hood)Não dá para saber exatamente o motivo de tantas releituras dos contos clássicos, mas que é muita coincidência que eles estão ganhando várias versões no cinema ninguém pode negar. Além de A garota da capa vermelha, vimos recentemente, a versão da Disney para Rapunzel em Enrolados e  A Fera, versão do clássico da animação e ganhador de Oscar por melhor filme, A Bela e a Fera.

Com um tom mais de terror, ou pelo menos esta é a intenção, A garota da capa vermelha narra a famosa história de chapeuzinho vermelho, com traços mais adultos e muito suspense em sua trama. Temos um grande mistério: o que, ou quem, será este lobo que atormenta um povoado a pelo menos duas gerações? Romance e uma pitada de sexo também temperam essa releitura da famosa história da menina que levará doces à vovozinha.

Valerie (Amanda Seyfried – Cartas para Julieta) é uma bela garota apaixonada pelo forasteiro Peter (Shiloh Fernandez – RED), mas encontra-se prometida em casamento ao rico Henry (Max Irons – O retrato de Doryan Gray). Inconformados com a situação, Valerie e Peter planejam fugir, até que descobrem a morte da irmã mais velha de Valerie, assassinada pelo lobo que vaga pela escura floresta que rodeia o vilarejo onde moram.

A população recorre a um famoso caçador de lobisomens, o padre Solomon (Gary Oldman – Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban), com a intenção de matar o monstro. O número de mortes cresce a cada lua vermelha, e Valerie começa a desconfiar que o lobisomem possa ser alguém que ela ama, pois é a única que consegue comunicar-se com o lobo e não é atacada por ele.

Com o tom de suspense sempre presente na narrativa do filme, A garota da capa vermelha, nos leva a uma sociedade medieval com traços políticos e conflitos humanos muito atuais. Não levava este filme tão a sério, principalmente ter a direção de Catherine Hardwicke (a mesma diretora do primeiro filme da saga Crepúsculo), mas no final não o achei tão ruim assim. Vale os quase 100 minutos de distração.

Tags: