Enrolados (Tangled)Flynn Ryder é o bandido mais procurado e sedutor do reino. Um dia, em plena fuga, ele se esconde em uma torre. Lá conhece Rapunzel, uma jovem que tem um enorme cabelo dourado, de 21 metros de comprimento. Rapunzel deseja deixar seu confinamento na torre e, para tanto, faz um acordo com Flynn. Ele a ajuda a fugir e ela o ajuda a escapar de seus perseguidores.

Dirigido por Nathan Greno e Byron Howard, «Enrolados» recorre aos típicos contos de fada (marca registrada da Disney) ao contar a história da famosa princesa dos cabelos longos. O filme é o 50º longa-metragem dos estúdios Walt Disney e fez jus a ocasião especial trazendo grande parte dos elementos que a Disney implantou em seus desenhos desde a fundação. O resultado é fantástico. Os musicais no meio das cenas, que em alguns filmes aparecem do nada, são feitos de forma muito divertida e não soa forçado, temos o romance proibido, o príncipe encantado (para as meninas), cenas de ação (para os meninos) e uma boa mensagem (para os adultos que são obrigados a levar a pirralhada as crianças para o cinema).

Um ponto interessante (ou não) é que a Disney lançou o longa no Brasil somente com cópias dubladas. Eu não costumo falar mal da dublagem brasileira em filmes desse gênero. Para mim, é quase lei que animações (no estilo Pixar, Disney, etc) e filmes em 3D, DEVEM SER vistos dublados no cinema. No caso das animações, a mania das distribuidoras nacionais de colocar artistas globais para dublarem seus principais personagens é que às vezes causa estranheza. Em «Enrolados», a bola da vez foi Luciano Huck. Definitivamente, o jeito garanhão, simpático e sarcástico de Flynn Ryder não casou com a voz do apresentador. Ficou tão forçado que fiquei esperando um «-loucura, loucura, loucura…» em algum momento do filme (o que seria até legal).

«Rapunzel», obra original de autoria dos Irmãos Grimm, é mais um dos contos dos irmãos adaptados pela Disney, como foi «Branca de Neve» (1937), «Cinderela» (1950), «A Bela Adormecida» (1959) e «A Princesa e o Sapo» (2009) e já faz um tempo que a Disney vem «modernizando» essas histórias. Com «Enrolados» não foi diferente. A História clássica tomou novos rumos e ganhou alguns  novos personagens muito divertidos (destaque para o sapinho camaleão de estimação de Rapunzel). A tecnologia 3D contribui bastante com essa nova roupagem da história. Um entretenimento para agradar toda a família. A Disney completa 50 anos em grande estilo.

Ps’ «Quem gostou faz barulho, caldeirã…ooooo!!!» – Tá bom. Parei.

Tags: ,