81/28 1/2 é uma obra prima do cinema italiano do renomado diretor Federico Fellini. O filme contra a história de Guido Anselmi (Marcello Mastroianni), um diretor de cinema em crise de ideias prestes a rodar um filme que se vê pressionado e envolvido pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos numa rede de pressões. Ele mergulha numa crise existencial, delírios e flashs do passado que vêm a sua cabeça diariamente misturando o passado com o presente, ficção com realidade.

Um aspecto bastante relevante é a fotografia do filme. Apesar da película se passar em preto e branco, é bastante encantadora. Planos de fundos belíssimos e subjectivos. A trilha sonora orquestrada que dá um ar lírico as cenas.8 1/2 é um filme metalinguistico pois é uma filme que fala sobre um filme. Outra característica da obra fílmica é o personagem principal Guido Anselmi ser baseado no próprio Frederico Fellini, uma espécie de alter-ego personificado.

Um ótimo filme. Uma obra que revolucionou o cinema e influenciou filmes das décadas posteriores. Enfim, uma tradução perfeita do ser humano, sob aspecto do “o que é” cinema, “como é” cinema, “porque” cinema, “onde” cinema… Algo muito próximo da classificação: o cinema antes de 8 1/2 e o cinema depois de 8 1/2.

Tags: ,