Você já deve ter visto em alguma ocasião, cantoras arriscando uma ponta (ou papel principal) em filmes. Nessa jornada dupla, algumas delas se saíram bem e outras nem tanto. Confira abaixo uma lista das mais famosas aparições dessas cantoras/atrizes no cinema:
Björk – Dançando no escuro
Dançando no escuro é um drama musical sobre uma imigrante chamada Selma, que está lutando para pagar uma operação para impedir o filho de ficar cego. O filme foi aclamado pela crítica em 2000, onde Björk recebeu o Palma de Ouro de Melhor atriz. Inicialmente, o filme seria apenas escrito e produzido pela cantora, o diretor Lars von Trier a convenceu de interpretar o papel de Selma no filme.
Madonna – Evita
Além de cantora, dançarina e compositora, Madonna também participou de vários filmes, tanto como atriz, bem como diretora. Em “Evita”, Madonna interpreta Eva Perón, uma das mais famosas primeiras-damas da América Latina. Com direção de Alan Parker e elenco de estrelas que inclui Antonio Banderas e Jonathan Pryce, “Evita” fez grande sucesso apesar de ser considerado por muitos argentinos uma ofensa a memória de Eva Perón.
Alanis Morissette – Dogma
(Leia a crítica do Mosaico aqui) Numa atuação curta e silenciosa nesse filme de Kevin Smith, Alanis interpreta Deus (numa versão nada convencional). Como não poderia deixar de ser, o filme gerou uma grande polêmica na época de lançamento. A cantora também participou de diversas séries de TV incluindo “Sex and the city”, “American Dreams” e “Weeds”.
Whitney Houston – O guarda-costas
Primeiro filme da carreira de Whitney Houston que interpreta Rachel Marron, uma grande cantora e atriz, que está recebendo cartas anônimas e ameaçadoras. Frank Farmer (Kevin Costner) é então contratado para fazer a sua segurança e logo nasce uma paixão entre os dois. O filme arrecadou cerca de U$$ 150 milhões no mundo todo. Mesmo que você não tenha visto o filme, com certeza conhece a trilha sonora:
Mariah Carey – Glitter
Seguindo a mesma linha, Mariah Carey faz nesse filme o papel de uma cantora rumo ao estrelato. O filme foi um fracasso total de público e crítica, sendo considerado pelos mais radicais um dos 10 piores filmes de todos os tempos.
Jennifer Lopez – Selena
Principal papel da carreira de Jeniffer Lopez como atriz. Em “Selena”, ela interpreta a cantora Selena Quintanilla-Pérez, personagem que lhe rendeu uma indicação para um prêmio do Globo de Ouro “Melhor Atriz – Filme Musical ou Comédia” em 1998. Além de cantora e atriz, Jennifer Lopez é compositora, produtora musical, dançarina, estilista e produtora de televisão.
Britney Spears – Crossroads
A princesa do pop em sua primeira aparição como protagonista em um longa metragem. Na trama, Britney é Lucy, uma das três amigas que embarcam em uma viagem rumo à Califórnia. Crossroads é mais uma aventura sessão da tarde com adolescentes sonhadoras, que com muito marketing e o hype dos videoclipes de Britney na época (leia-se MTV), conseguiu chegar ao circuito mundial.
Beyoncé – Obsessiva (Obsessed)
Em “Obsessiva”, Beyoncé interpreta a esposa de Derek Charles (Idris Elba), um empresário de sucesso que vê sua carreira ameaçada por uma sedutora estagiária (Ali Larter). O filme foi um grande sucesso de bilheteria nos EUA. Apesar da história repleta de clichês e um roteiro nada criativo, a presença da cantora foi o suficiente para o filme arrecadar 28,5 milhões de dólares.

Hannah Montana Miley Cyrus – A Última Música
Aos 18 anos, Miley Cyrus representa a força da Disney com o público jovem. Em “A Última Música” Miley interpreta uma jovem rebelde que vai passar o verão com seu pai numa calma cidade costeira. Assim como Beyoncé em Obsessed, o filme foi bem recebido pelos fãs da cantora teen (arrecadando cerca de USS 88,9 milhões em todo o mundo).
Em Breve…
.
Cher e Christina Aguilera – Burlesque
Cher, vencedora do Oscar em 1987 por “Feitiço da Lua”, em parceria com a cantora pop Christina Aguilera protagonizam “Burlesque”. O filme conta a história da jovem Ali (Christina Aguilera) que ao tentar escapar de seu passado vazio se vê realizando performances numa boate de Los Angeles, dirigida por Tess (Cher). O filme vem sendo bastante elogiado, principalmente a trilha sonora que já ganhou o Globo de Ouro esse ano. Estreia prevista para 11 de fevereiro no Brasil.
Beyoncé – Remake de “Nasce uma Estrela”
Não há muitas informações a respeito da produção, somente que deverá ser dirigido por Clint Eastwood e protagonizado pela cantora pop Beyoncé. O filme será a quarta versão do drama musical “Nasce uma estrela” de 1937.
E na sua opinião, qual cantora se destacou e pode se mostrar uma excelente atriz? E qual cantora JAMAIS deveria ter arriscado uma participação em filmes?

Tags: