169561_jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxxOs dinossauros estão extintos há milhões de anos e ainda assim exercem um fascínio enorme sobre as pessoas e o cinema sempre soube explorar esse encantamento e atratividade destes grandes répteis que viveram há tanto tempo. Este Caminhando com Dinossauros, produzido pela britânica BBC, também faz isso ao tentar misturar um documentário educativo com uma narrativa ficcional.

A história é bem simples, na verdade, e envolve o jovem dinossauro herbívoro Patchi (Justin Long) e sua luto por sobrevivência ao lado de sua manada, bem como os obstáculos que aparecem para impedi-lo de encontrar sua amada. Este fiapo de trama serve apenas como fio condutor da jornada destes dinossauros, já que o foco é mesmo ilustrar como viviam essas criaturas e que vida levavam. Entretanto, o aspecto narrativo é o que há de mais frágil no filme. A trama nos apresenta a simples e conhecida história de amor proibido e a desenvolve da forma mais clichê e previsível possível, não ajudando o fato de que os personagens são completamente unidimensionais e desprovidos de qualquer carisma ou traço marcante. Temos alguns momentos bem humorados, mas boa parte do humor tipicamente britânico se perde na dublagem em português.

Já para os propósitos pedagógicos e educativos o filme se sai um pouco melhor, transmitindo de forma clara e didática informações sobre as espécies mostradas, revelando seu nome científico, o significado dele, seus hábitos alimentares e seus atributos. Tudo isso é beneficiado por uma reconstrução digital bastante competente das criaturas e das paisagens que dão uma sensação de estarmos vendo algo verdadeiro ao invés de criaturas animadas através de computadores.

A verdade é que apesar de belo e tecnicamente realizado, Caminhando com Dinossauros é um produto mais adequado à exibição na TV e provavelmente só está nos cinemas para faturar em cima dos caros ingressos para sessões em 3D. Já que falei no recurso devo dizer que ele não acrescenta muito à experiência, limitando-se a colocar vários dinossauros indo em direção à tela.

Assim sendo, apenas os aficionados por dinossauros terão algo a aproveitar neste Caminhando com Dinossauros, já que o filme traz algumas boas informações sobre as criaturas, já aqueles que estão buscando entretenimento ou uma boa história têm pouco a aproveitar aqui.

 Nota: 4/10

Tags: ,