5466_medioToda a ideia de Fuga do Planeta Terra parecia mais uma dessas animações genéricas e derivativas feitas por executivos de estúdio para lucrar mais alguns tostões em cima do público infantil. Não há nada realmente novo no filme, desde a premissa de ETs bonzinhos que caem na Terra e são perseguidos pelos militares, passando pelos próprios personagens que lembram um pouco as criaturas vistas em Monstros vs Alienígenas (2009). Porém, o filme compensa suas previsibilidades com bons diálogos a algumas situações bem criativas.

A história é centrada em Scorch Supernova (Brendan Fraser) um alien tratado como um herói em seu planeta que realiza grandes feitos com a ajuda de seu irmão nerd Gary (Robb Coddry), a quem nunca dá crédito para seu sucesso. Quando surge a oportunidade de uma missão no temível “Planeta Negro” do qual nenhuma forma de vida jamais retornou, Scorch aceita a ideia sem problemas, mas seu irmão objeta, afirmando que é perigoso demais. Claro, como o sujeito orgulhoso que é Scorch desconsidera o irmão, afirmando que este é apenas um apertador de botões, e parte para o temível planeta que, obviamente, trata-se do nosso planetinha azul. Chegando aqui é feito refém pelo megalomaníaco general Shanker (William Shatner, o eterno capitão Kirk) e cabe a seu irmão vir até a Terra para resgatá-lo.

A partir daí torna-se evidente que teremos todas aquelas lições de vida sobre união familiar e trabalho em equipe que se apresenta em boa parte das animações destinadas ao público infantil. Não é exatamente uma novidade e tudo ocorre exatamente como esperamos, mas é tudo tão bem costurado e pontuado por um humor muito bem eficiente que acaba nos distraindo dessa previsibilidade.

Na verdade, apesar dessas lições de vida meio didáticas que o filme visa passar aos pequenos, toda a abordagem do filme parece voltada para a comédia, sem, acertadamente, nunca se levar a sério demais. Assim, Scorch soa como uma paródia bem divertida dos arquétipos de heróis espaciais fazendo graça de sua atitude de macho-alfa superconfiante e exibindo um uniforme cheio de marcas de patrocinadores. Igualmente engraçadas são as observações dos alienígenas acerca do comportamento humano e muitas destas intervenções serão melhor compreendidas pelos adultos, em especial uma sobre como temos uma tendência a escolher líderes com bizarros padrões de pelos faciais. Até mesmo as motivações do vilão são tratadas em tom cômico e a explicação de como seu pai foi morto por alienígenas beira a comédia nonsense. No quesito musical é interessante notar como o filme costura referências dos filmes de ETs dos anos 50 e das comédias do cinema mudo (e isso gera uma inesperada piada com um militar tocando piano).

Fuga do Planeta Terra pode não ser uma animação excepcional, mas traz um carisma e bom humor que certamente é capaz de divertir tanto as crianças quanto os adultos.

Nota: 7/10

Tags: , , ,