RioConsiderando o fato de que o Brasil (sobretudo o Rio de Janeiro) vai sediar dois eventos de proporções globais daqui a poucos anos, Rio chega aos cinemas mundiais num momento bastante favorável. Funcionando mais como um belo guia turístico do que uma aventura cômica, o filme descreve o Rio de Janeiro como o paraíso na terra, tendo em seu visual o maior mérito de toda a produção.

Na história, Blu (voz de Jesse Eisenberg, A Rede Social, Adventureland) é uma arara azul que nasceu no Rio de Janeiro mas, capturada na floresta, foi parar em Minnesota, nos Estados Unidos (ou «Not-Rio», segundo a legenda do filme), onde é criado e «mimado» por Linda (Leslie Mann). Após anos convivendo com a garota, Blu descobre que é o último macho da espécie e precisa ir ao Rio de Janeiro para encontrar Jade (voz de Anne Hathaway, Amor e outras drogas), uma arara fêmea com quem viverá altas aventuras em terras brasileiras.

Carlos Saldanha, diretor brasileiro responsável pelo sucesso da trilogia A Era do Gelo, retratou cuidadosamente o local onde nasceu, deixando transparecer uma visão bastante saudosista da cidade maravilhosa. Do vôo por cima do Cristo Redentor, a uma panorâmica por traz da favela que termina numa bela imagem da baía de Guanabara, o filme impressiona pelo realismo das imagens, sempre «pintadas» com cores vivas e quentes.

A escolha da trilha sonora (contribuição de Sérgio Mendes e Carlinhos Brown), é mais um dos pontos fortes da animação. Mistura clássicos do próprio Sérgio Mendes (Mais que nada, Valsa Carioca) e de  cantores influentes na MPB como Bebel Gilberto a música eletrônica do Will.i.am e Jamie Foxx (que também participam da dublagem original do filme).

Por outro lado, o roteiro pouco ousado assinado por Don Rhymer (o mesmo da série Vovó… Zona), tira um pouco do potencial narrativo que a história teria se fosse pensada com mais cuidado. Mas nada que prejudique a beleza e os encantos dessa importante produção. Rio não é inovador na sua abordagem, mas vai ficar marcado como um belo cartão postal com mais efeitos positivos do que qualquer campanha turística que já tenha sido feita no Brasil ou «lá fora».

Tags: