Sem Limites (Limitless)Quando o escritor Eddie Morra (Bradley Cooper, Esquadrão Classe A) se depara com um imenso bloqueio criativo ao tentar dar início a sua nova obra, sua vida entra num imenso conflito. Prestes a ser abandonado por sua namorada e viver o resto dos seus dias em um imundo apartamento em Chinatown, Eddie parece não ter mais forças para se livrar dessa conturbada situação. O destino do rapaz é modificado quando vagando pelas ruas de Nova York encontra o seu ex-cunhado Vernon Gant, um homem envolvido com tráfico de substâncias ilícitas. Após uma rápida conversa, Gant convence Eddie a experimentar um remédio revolucionário chamado NZT, que permite ao usuário o acesso a 100% das informações contidas em seu cérebro e de quebra aumenta absurdamente sua capacidade de aprendizado.

A utilização de 10 a 20 % do cérebro pelos humanos é um dos mitos mais difundidos entre a comunidade científica em todo o mundo. Memórias, habilidades e sentidos estariam limitados a essa “fatia” de conhecimento que podemos ter acesso durante toda a vida. Aí que entra o NZT. A droga, de composição desconhecida e ainda em fase de testes, tornaria Eddie um super gênio e o ajudaria a pôr fim na sua crise criativa. Na situação que ele estava, não tinha mais nada a perder.

Eddie experimenta os benefícios de um QI de 4 dígitos durante um tempo. “Eu era cego, agora enxergo”, declara o escritor após tomar o primeiro de muitos “medicamentos” mágicos. As cores frias do início da película dão lugar a um tom avermelhado, brilhante, representação da nova vida que Eddie teria a partir daquele momento. Graças a um belo trabalho de câmera, o espectador tem a oportunidade de mergulhar na visão dele, com um zoom interminável pelas ruas de Nova York. Somos apresentados a um novo personagem, um novo Eddie. Sem limites.

O filme não se limita em mostrar os efeitos (positivos e negativos) da droga no corpo de Eddie, tampouco se apóia em fatores científicos (ninguém tenta explicar a composição do NZT, por exemplo). O drama é estruturado nas decisões, não apenas do personagem principal, e nas suas conseqüências tão destrutivas quanto à substância. Terminar um livro em quatro dias, aprender a tocar piano em três dias, se tornar fluente em vários idiomas, aprender economia, direito e toda sorte de ciência sem o mínimo esforço. Toda essa maravilha tem um preço, e Eddie descobre da pior forma que muita gente perigosa está atrás do segredo do seu sucesso.

O roteiro, baseado no livro The Dark Fields, de Alan Glynn, dá conta de unir ação, suspense e drama numa história que não se preocupa em polemizar o uso de substâncias ilegais. Somos apresentados a uma ascensão meteórica e aos seus efeitos colaterais, sem que em nenhum momento o discurso moralista tome conta do filme. Uma história para refletir até que ponto as pessoas estão dispostas a pagar o preço por uma satisfação instantânea.

Tags: