Quem quer ser um milionário? (Slumdog Millionaire)Jamal está apenas a uma questão de ganhar 20 milhões de rúpias. Como ele fez isso?
a) Ele trapaceou
b) Ele é sortudo
c) Ele é um gênio
d) É o destino

«Quem quer ser um milionário» é um daqueles filmes que prende o espectador já nos primeiros minutos de exibição. O diretor inglês Danny Boyle (Trainspotting, Extermínio) traz o retrato de um país imerso na pobreza com um toque peculiar de humor, romance, violência e drama.

A Índia mostrada através das câmeras nervosas que acompanham os personagens desde o início do filme, é apenas um dos elementos utilizados por Danny Boyle para imergir o público no ambiente curioso onde vive Jamal, garoto pobre das favelas de Mumbai que vê a sua vida dar uma reviravolta incrível quando consegue uma participação num programa de perguntas e respostas da TV local.

Após surpreender todo o país com seu ótimo desempenho no Who Wants To Be A Millionaire? (o ‘Show do Milhão’ indiano com um ‘Sílvio Santos’ do mal), Jamal é preso e torturado por suspeita de fraude. Não se trata apenas de dinheiro, afinal a intenção de um programa de TV nesse formato é (ou deveria ser) premiar os participantes. A questão é: como um garoto pobre e sem estudos (um ‘cão favelado’) que serve chás numa central de telemarketing conseguiu ir tão longe num QUIZ televisivo, estando a uma resposta de se tornar o mais novo milionário da Índia? Seria ele um gênio ou uma farsa?

A verdade é que a vida nunca foi fácil para Jamal. Desde a infância, quando perdeu a mãe de maneira trágica, ele teve que se mostrar um garoto esperto o suficiente para contornar as dificuldades. Nesse momento, Jamal já nutre uma paixão por Latika (Freida Pinto, Você vai conhecer o homem dos seus sonhos), garota que conheceu pouco depois de ficar órfão. O filme mostra a tragetória de Jamal pelas ruas do país juntamente com seu irmão Salim, na tentativa de mostrar como o jovem ‘aprendeu com a vida’ as respostas do programa.

Cada experiência do personagem revela como ele soube responder corretamente cada questão, isso é mostrado em tela através de alguns flashbacks. Nesse ponto, o filme obtém o máximo de êxito, já que as explicações para as respostas são condizentes com a realidade em que ele se encontrava

.

Ao final de tantas justificativas, fica impossível não torcer para que Jamal volte ao programa, responda a última pergunta que o levará ao prêmio máximo e reencontre Latika, o seu amor perdido na infância. Apesar de ser uma fábula moderna com um tema não muito original, o que faz alguns torcerem o nariz, «Quem quer ser um milionário» conquista o público graças à mensagem otimista que transmite e a simplicidade dos personagens que é realmente cativante.

Numa época em que parece ser mais interessante mostrar a «realidade» trágica no cinema, a história de superação do garoto pobre das favelas de Mumbai traz um toque de esperança ao público, independente da sua nacionalidade ou posição social.

Tags: