«Há uma certa combinação entre anarquia e disciplina no meu método de trabalho». (De Niro)

De Niro nasceu em Nova York e estudou na NY High School of Music and Art. Preparou-se para o palco com a influente Stella Adler, e em diversas produções fora do circuito da Broadway. Considerado um dos atores mais versáteis do cinema contenporâneo, Robert De Niro tem na bagagem atuações inesquecíveis em filmes como Poderoso Chefão II, Taxi Driver e A Última Batalha de um Jogador. Sua total imersão em um papel dramático é melhor exemplificada no personagem envelhecido de Jake La Motta em Touro Indomável (1980), no qual levou o Oscar de melhor ator no mesmo ano.

Para muitos críticos, De Niro é o melhor ator de sua geração no quesito filmes dramáticos, precedido por Marlon Brando e sucedido por Edward Norton e Sean Penn. Apesar de toda essa carga dramática que o acompanha, ele é capaz de impressionar em papéis cômicos e leves, como visto no excelente Entrando numa fria ao lado de Ben Stiller, onde interpretou o pai carrasco Jack Byrnes.

Além de ator, Robert De Niro assina algumas produções como diretor (O Bom Pastor, A Cartada Final) e produtor (Fiel, Mas Nem Tanto, Um grande garoto) e possui a sua própria produtora, a Tribeca. Sem dúvidas um dos maiores talentos que o cinema hollywoodiano possui.

Tags: ,