Quincas Berro D'águaJorge Leal Amado de Faria ou simplesmente Jorge Amado, um dos mais famosos escritores brasileiros de todos os tempos. A obra de Jorge Amado até hoje é referência quando se fala em cultura baiana. Seus personagens memoráveis foram os grandes responsáveis pela construção da imagem do povo baiano no imaginário dos seus admiradores, seja na obra escrita ou nas adaptações para a TV e o cinema.

Com o lançamento do filme «Quincas Berro D’Água», mais nova adaptação de Jorge Amado para o cinema, o escritor volta a ficar em evidência quase 9 anos depois de sua morte. Rei dos botecos, bordéis e gafieiras da Bahia, o ex-funcionário público Quincas Berro d’Água é encontrado morto em sua cama. Inconformados com sua morte, seus melhores amigos “roubam” o corpo e o levam para uma última noite regada a festa e muita bebida. Em meio a mil confusões, Quincas “vive” a sua segunda e definitiva morte, desta vez como sempre sonhou.

Sob a direção de Sérgio Machado e roteiro de Walter Sales, Quincas Berro D’Água ganha vida nas telonas com um elenco «global», destaque para Paulo José (O Palhaço), Marieta Severo e Mariana Ximenes. Paulo José, mesmo fazendo papel de defunto, consegue dar um tom irônico com um risinho discreto o tempo todo durante o filme, em compensação Marieta Severo (esposa de Quincas) parece não estar tão a vontade no personagem. Enfim, Quincas Berro D’Água é uma obra bem divertida e é considerado por muitos o melhor livro de Jorge Amado. Com a adaptação para o cinema, a preocupação com a fidelidade ao livro torna o filme muito mais referencial ao pensamento de Jorge Amado que propriamente dos idealizadores do filme.

Tags: ,