Lavoura ArcaicaUm drama dirigido por Luiz Fernando Carvalho e baseado em um romance de Raduan Nassar publicado em 1975. O filme conta a história de André (Selton Mello, O Palhaço), que resolve abandonar o lar devido a severidade do seu pai (Raul Cortez) e a «super-proteção» da mãe (Juliana Carneiro). Ao ser convencido por seu irmão mais velho Pedro (Leonardo Medeiros) e pela mãe a voltar para casa, André abala de vez a estrutura familiar mantida a «mão-de-ferro» pelo pai quando se apaixona por sua irmã, Ana (Simone Spoladore).

A boa fotografia da trama sob a direção de Walter Carvalho e trilha sonora com direito a música árabe tiveram um papel fundamental para o desenvolvimento da história, pois trata-se de um filme lento e um pouco complexo. Várias cenas sem diálogo reforçam essa característica, com a música tema tocando por vários minutos, fruto da fidelidade excessiva do diretor ao livro que baseou a obra.

Mesmo assim, essa vagarosidade não conseguiu anular a ótima atuação de todo o elenco com destaque para a brilhante atuação de Selton Mello como protagonista. Está mais do que provado a enorme competência dele em papéis dramáticos no cinema (ver Jean Charles, Meu nome não é Johnny, Árido Movie) em contrapartida as comédias não atingiram um patamar de qualidade tão eficiente (Mulher invisível e Os desafinados que o digam). Uma curiosidade é que a atriz Simone Spoladore (Ana) não tem NENHUMA fala durante o filme inteiro, mas teve uma preparação mais longa que a dos demais atores, pois teve que aprender a dançar para as duas festas que aparecem no filme

O diretor consegue transpor para as telas o poder das palavras do livro, mesclando elementos bíblicos e fotografia impecável. Um dos melhores filmes nacionais que já assisti. Vale a pena.

Tags: ,