Além da Vida (Hereafter)Lidar com a crença das pessoas em fenômenos sobrenaturais não é nada fácil, talvez por isso o espiritualismo ainda seja um assunto explorado com bastante cautela em obras cinematográficas. Pensar que cada espectador tem uma visão diferente a respeito do tema e que grande parte é adepto de alguma religião dificulta ainda mais a tarefa de contar uma história delicada sem cair na futilidade. «Além da vida (Hereafter)», novo trabalho do experiente diretor Clint Eastwood (Invictus, Gran Torino) apresenta ao público três situações onde o contato com a morte se apresenta de maneiras distintas.

Inicialmente, somos apresentados a Marie LeLay (Cécile De France), uma jornalista francesa que presencia um tsunami durante suas férias na Indonésia. Desde então, a vida de Marie não é mais a mesma. A terrível experiência de ter sido arrastada pela terrível onda gigante faz com que ela passe a ter visões o tempo todo, o que acaba atrapalhando sua carreira e vida pessoal.

Em paralelo, conhecemos George Lonegan (Matt Damon), um norte-americano que também viu a morte de perto, e a partir disso, desenvolveu um dom de se comunicar com os mortos. E por último, o filme mostra o drama de Marcus, um garoto inglês muito tímido, que ao perder o seu irmão gêmeo se fecha completamente a qualquer relação com as outras pessoas. As histórias se passam simultaneamente e apesar dos três personagens centrais viverem em localidades diferentes (França, EUA e Inglaterra), todos eles são tratados com igual importância e muita proximidade.

A direção e competência do roteiro – escrito por Peter Morgan (Frost/Nixon) – faz com que as histórias desenvolvam uma convergência natural, e o final – que poderia facilmente cair no simples clichê – é muito bem desenvolvido. O grande trunfo do diretor foi se desprender da espetacularização (presente em muitas obras do mesmo tema), focando nos dramas pessoais dos personagens. O filme cumpre o seu papel e escapa da superficialidade ao tratar com respeito um assunto ligado a tantas polêmicas.

Tags: