Quero matar meu chefe (Horrible Bosses)Engolir sapos. Essa é a atitude que Nick Hendricks (Jason Bateman) afirma que todo funcionário deve tomar para conseguir a tão sonhada ascensão na carreira profissional. Ele trabalha num escritório, sonhando há vários meses com uma promoção que seu chefe Dave Harken (Kevin Spacey) o «prometeu». Para isso, Nick precisa tolerar o comportamento absurdo do chefe e o pior de tudo, calado.

Mas ter um chefe detestável não é uma exclusividade de Nick. Seus dois melhores amigos, Kurt Buckman (Jason Sudeikis) e Dale Arbus (Charlie Day) compartilham o mesmo problema. Kurt trabalha para Bobby Pellitt (Colin Farrell, A Hora do Espanto), um típico mauricinho que assumiu os negócios da família após a morte do pai. Ele tem prazer em humilhar os empregados e não está nada preocupado com o crescimento da empresa, desde que o dinheiro vá para o seu próprio bolso. Gastando sua fortuna com cocaína, mulheres e produtos de decoração de gosto duvidoso, ele recebe merecidamente o título de “o idiota”.

A situação de Dale é igualmente complicada. Ele trabalha num consultório como assistente de dentista e é abusado por sua chefa, Dra. Julia Harris (Jennifer Aniston, Esposa de Mentirinha), “a tarada maluca”. Mesmo sabendo que Rec está noivo, a moça faz de tudo para deixá-lo numa situação embaraçosa no ambiente de trabalho. Até quando o rapaz pode resistir a isso?

Os três chefes possuem um perfil altamente desagradável, cada um à sua maneira. Dave é odiado por ser um tirano com os funcionários, Bobby por estar destruindo os negócios da família e Julia por ser sexualmente descontrolada. Motivos que na cabeça dos três amigos são o suficiente para querer matá-los. E é isso que eles vão fazer. Com a ajuda de Dean “motherfucker” Jones (Jamie Foxx numa excelente ponta), os três armam um plano para eliminar um a um os seus chefes intoleráveis não sabendo o que os aguarda pela frente.

Dirigido por Seth Gordon, de séries televisivas como “The Officce” e “Modern Family”, o filme é uma divertida aventura entre amigos no estilo comédia de erros. Contando com boas atuações, um toque de linguagem chula e um apanhado de referências a seriados, filmes e personagens famosos, a comédia explora bem o ambiente de trabalho, causador de tanto stress.

O elenco é um show a parte. A escolha do “trio do mal” formado por Kevin Spacey, Colin Farrell e Jennifer Aniston parece ter sido a decisão mais acertada da produção do filme. Eles não aparecem na maior parte do tempo e suas cenas são relativamente rápidas, mesmo assim os personagens funcionam bem. Os três estão bem à vontade em cena e parecem ter se divertido muito nos respectivos papéis. Quem diria que veríamos Jennifer Aniston de lingerie atacando seu assistente em pleno expediente de trabalho. “Quero matar meu chefe” é uma comédia sob medida. A fórmula pode até ser repetida, mas encontra numa excelente direção o ponto certo para fazer rir (sem apelar para a baixaria) e prender a atenção do espectador numa trama policial inusitada. As situações em que Nick, Kurt e Dale se metem são hilárias e algumas viradas interessantes na história permitem que não fique tudo tão óbvio no fim das contas.

Tags: