Bastardos Inglórios (Inglorious Basterds)Desde o seu primeiro longa, Cães de Aluguel (1992), Quentin Tarantino é reconhecido e respeitado entre os cinéfilos devido o seu estilo excêntrico e pela competência do trabalho atrás das câmeras. “Bastardos Inglórios” é uma junção bem sucedida de todos os elementos que consagraram a carreira do diretor ao longo dos anos, tendo como complemento um cenário que o permitiu se superar no uso de referências a diferentes culturas e até mesmo a outros filmes.

A história se passa durante a Segunda Guerra Mundial, onde um grupo de soldados judeu conhecido como Bastardos Inglórios se reúne para atormentar a vida dos nazistas e tirá-los do poder. A equipe é liderada pelo Tenente Aldo «Apache» Raine (Brad Pitt, “O curioso caso de Benjamin Button”) e conta com integrantes impiedosos na arte de eliminar os adversários ou qualquer indivíduo que cruze o seu caminho.

Enquanto isso, Shosanna Dreyfuss (Mélanie Laurent, “O Concerto”) após ver de perto a execução de sua família pelas mãos do coronel Hans Landa (Christoph Waltz, “Água para Elefantes”), foge para Paris. Lá a jovem se disfarça como operadora e dona de um cinema local, enquanto planeja uma maneira de se vingar dos nazistas.

“Bastardos Inglórios” apresenta um dos melhores roteiros de Tarantino, conhecido por incluir em seus filmes um texto ágil e com bons diálogos. No filme, figuras reais como Adolph Hitler (Martin Wuttke) e Joseph Goebbels (Sylvester Groth) se juntam aos personagens fictícios e esse elenco dá uma verdadeira aula de interpretação. Além disso, o diretor abusa de referências culturais que vão desde os duelos clássicos westerns até os filmes asiáticos com temática vingança (que também serviram como base para a franquia Kill Bill).

A violência, outra marca forte de Tarantino, também está presente na trama, dessa vez em doses mais moderadas e que casam perfeitamente com momentos importantes da trama. O filme é conduzido num ritmo frenético, surpreendendo no desfecho de cada um dos capítulos. A trilha sonora é um show à parte. As cenas da Segunda Guerra ao som de David Bowie funcionou perfeitamente, além de composições do consagrado Ennio Morricone.

“Bastardos Inglórios” é o sétimo longa da consagrada carreira de Tarantino. Um filme envolvente em todos os aspectos que demonstra a versatilidade do cineasta. Ação, violência e até doses de humor fazem parte dessa grande obra cinematográfica que aborda um momento crucial da história através de uma visão bastante incomum.

Tags: