O Fabuloso Destino de Amelie Poulain (Le fabuleux destin d’Amélie Poulain)Para muitas pessoas, Paris é um verdadeiro sonho.Uma cidade famosa por seus monumentos, museus, belas praças e ruas charmosas, onde tudo em volta exala arte, beleza e encantos. O cenário perfeito para uma fábula como «O Fabuloso destino de Amelie Poulain», uma bela aventura de uma jovem francesa em busca de alguma mudança radical em sua vida.

Amelie (Audrey Tautou, Coisas belas e sujas, Albergue Espanhol) é uma garota tímida que possui um acentuado gosto pelos pequenos prazeres da vida: enfiar a mão num saco de grãos, arremessar pedras no Canal San Martin ou quebrar a crosta de um crème brulée (sobremesa francesa). A jovem vivia perdida em seus pensamentos, criando uma espécie de mundo particular num pequeno apartamento em Paris, até que um acontecimento inesperado muda o rumo da sua vida.

Na noite de 30 de agosto de 1997, data do acidente fatal que levou a princesa Diana à morte, Amelie encontra uma caixa com diversos objetos infantis escondida em seu apartamento. Provavelmente, o objeto era de um garoto que viveu naquele local há alguns anos. Resta a Amelie iniciar a sua jornada em busca do dono da “caixinha de tesouros”. Mal sabe Amelie as surpresas que o destino lhe reserva.

A história é realmente simples, mas o ótimo roteiro fruto das mentes de Jean-Pierre Jeunet e Guillaume Laurant esbanja dinâmica, beleza e otimisto. Além disso, o trabalho primoroso de direção e fotografia e as atuações consistentes fazem de Amelie Poulain uma das mais apreciadas obras do cinema francês. Para isso, Jean-Pierre teve a preocupação de acompanhar todo o processo de produção, desde a revisão dos roteiros ao momento das filmagens, até que a sua ideia original ganhasse vida. E quanta vida!

O visual é o que mais impresiona na película. Um trabalho primoroso de Bruno Delbonnel (diretor de fotografia). Para que o clima fantasioso da história fosse reforçado, foram utilizadas muitas cores berrantes equilibradas com tons de azul até mesmo nas cenas escuras. Apesar de todo o processo de coloração das imagens ter sido trabalho digitalmente, a fotografia do filme teve uma influência direta de pinturas artesanais, inclusive do artista brasileiro Machado, que utilizava tons de vermelho e verde predominantemente em suas obras.

Sobram carisma e simpatia em Audrey Tautou, atriz que ganhou destaque após interpretar Amelie. A jovem com seu jeito introspectivo e cativante foi fundamental para o filme ganhar a empatia de mais de 17 milhões de espectadores no mundo inteiro. Personagens secundários como o vizinho de Amelie (conhecido como «Homem de Vidro», devido a uma doença nos ossos) foram igualmente importantes para que o filme trouxesse uma mensagem positiva de amor, esperança e amizade.

Indicado aos prêmios César (França), B.A.F.T.A (Inglaterra) e Oscar (EUA) de melhor fotografia e vencedor do European Film Award na mesma categoria, Amelie Poulain é uma brilhante produção onde a beleza e fragilidade dos personagens são harmoniosamente incluídas num cenário fantástico. Jean-Pierre Jeunet transportou para o cinema toda a sua paixão pela cidade francesa, apresentando ao mundo algumas das figuras mais adoráveis que o cinema já contemplou.

Tags: