O Diabo Veste Prada (The Devil Wears Prada)O mundo corporativo nunca foi tão sofisticado. Para muitas pessoas, isso não quer dizer muita coisa, já que os leitores de Vogue e freqüentadores de semanas de moda mundo afora são em sua maioria jornalistas e profissionais envolvidos na produção das peças.

O Diabo veste Prada mostra justamente a força e influência que os editores de moda possuem nesse contexto. Antes que qualquer «modelito» adentre uma passarela ou estampe alguma vitrine pelo mundo, figuras como Miranda Priestly dão o seu parecer decisivo para a aprovação (ou não) das coleções.

O filme conta a história de Andrea Sachs (Anne Hathaway), uma jovem que conseguiu um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Ela passa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep, As Horas), principal executiva da revista. Apesar da chance que muitos sonhariam em conseguir, logo Andrea nota que trabalhar com Miranda não é tão simples assim.

Seguindo o sonho de milhares de garotas ao redor do mundo, Andrea «cai de para quedas» num turbilhão de marcas e modelos desenvolvidos por estilistas numa guerra de egos interminável. A garota precisa se adaptar a esse meio, já que é uma jornalista recém-formada sem nenhuma experiência com moda. Mas, até que ponto essa mudança vale a pena?

Num clima de conto de fadas as avessas, «O Diabo veste prada» apresenta um roteiro leve e engraçado, onde os especialistas do mundo fashion vivem uma relação de amor e ódio nos bastidores da revista. Para realizar essa tarefa, David Frankel («Marley e eu») contou com um ótimo elenco que inclui Meryl Streep (indicada ao Oscar pelo papel) e Anne Hathaway (Amor e outras drogas) e Stanley Tucci (Burlesque) em atuações inspiradas.

Deixando de lado o glamour e a sofisticação das coleções de moda, o filme é altamente indicado para quem se interessa pelo universo corporativo por abordar conceitos que vão desde cultura organizacional à conduta e ética profissional.

O visual é outro elemento fundamental na trama. A cada cena, são utilizadas inúmeras referências a marcas conceituadas e estilistas famosos. O figurino do filme é assinado por Patricia Field. Seu trabalho foi tão elogiado que lhe rendeu um lugar entre os dez melhores figurinos da história cinema e   uma indicação ao Oscar.

Baseado no livro de Lauren Weisberger, ex-assistente de Anna Wintour (editora da revista Vogue), o filme trabalha os conceitos de marca e personalidade com humor e inteligência, sendo uma obra divertida tanto para os entusiastas de moda quanto para os que nem sabem o que uma revista Vogue representa para esse mercado.

Tags: