Minhas mães e meu pai (The Kids all are Right)O olhar crítico sobre uma família americana nada convencional é mostrado no mais recente filme de Lisa Cholodenko («Laurel Canyon»). Uma das boas surpresas de 2010, «Minhas mães e meu pai» revela o cotidiano de Nic e Jules, um casal de lésbicas que mantém um relacionamento aparentemente bem resolvido num ambiente liberal da Costa Oeste americana, até que alguns acontecimentos põem à prova o casamento das duas.

Na história, Joni (Mia Wasikowska de «Alice in Wonderland») e Laser (Josh Hutcherson de «Viagem ao centro da Terra») são os filhos do casal homossexual, interpretado por Annette Benning e Julianne Moore. Ambos foram concebidos graças a uma inseminação artificial de um doador anônimo. Ao completar a maioridade, Joni incentiva o irmão a buscar informações sobre o paradeiro do pai biológico, sem o consentimento das «mães». Quando Paul (Mark Ruffalo de «Ilha do Medo») é localizado e passa a fazer parte do cotidiano dessa família.

Com um roteiro criativo (indicado ao Oscar de melhor roteiro original) e direção segura, Lisa Cholodenko soube abordar um tema delicado com bastante eficácia. Parte desse sucesso deve-se as atuações brilhantes do trio de peso formado por Annete Benning (indicada ao Oscar de melhor artiz coadjuvante e vencedora do Globo de Ouro de melhor atriz comédia/musical), Mark Ruffalo (indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante) e Julianne Moore (esquecida injustamente em todas essas premiações).

O bom desempenho do filme no Globo de Ouro (vencedor na categoria «melhor comédia/musical»), além das quatro indicações ao Oscar desse ano resultaram no seu retorno às salas de cinema, o mesmo que aconteceu com «Guerra ao Terror» em 2009, que já havia saído em DVD quando foi indicado (e ganhou) as principais categorias da premiação. Uma boa oportunidade para o público conferir essa história sobre diferenças e questões familiares, que trabalha o tema relacionamento com bom humor e respeito.

Tags: