Escola de Rock (School of Rock)A primeira vista, Escola de Rock parece mais um daqueles filmes que se tornaram um gênero à parte no cinema norte-americano: a relação entre professores e estudantes em seus conflitos dramáticos. Felizmente, o filme foge desse conceito mais do que batido quando conhecemos os personagens em cena. O protagonista da trama é Dewey Finn (Jack Black), um guitarrista totalmente pirado que vive em função do Rock. Sua paixão pela música é tão absurda que seus próprios colegas de banda se sentem envergonhados com a sua postura, o que ocasiona a sua expulsão do conjunto.

Desempregado, Dewey aceita um emprego como professor substituto em uma escola ultra-conservadora. As crianças, acostumadas a testes rigorosos e avaliações o tempo todo, são surpreendidas pelo novo método de ensino do professor louco por música, que ao perceber que as crianças já faziam aula de música clássica, começa a mudança radical, substituindo o piano pelo teclado, o violão clássico pela guitarra pesada, transformando os pequenos alunos em novos amantes do rock.

A direção da comédia Rock and Roll fica por conta Richard Linklater, responsável por ótimos trabalhos no cinema como Antes do amanhecer (1995) e Waking Life (2001). O sucesso de Escola de Rock só comprova a maior característica do diretor: versatilidade. Aqui, ele trabalha muito bem as referências do gênero musical que para muitos é uma paixão incontrolável. De forma eficiente, o diretor pega todos os estereótipos que fazem parte desse universo e transforma em um produto leve, ousado, original e muito bem-humorado. Outro ponto interessante é que todas as crianças da banda tocam de verdade os seus próprios instrumentos. Para quem curte Rock, essa comédia é diversão garantida.

Tags: