TransamericaTransamerica é um filme lançado em 2005 do diretor Duncan Tucker. O filme conta a história de Bree (Felicity Huffman), uma transsexual conservadora que está prestes a fazer a sua cirurgia de mudança de sexo. Só que dias antes, Bree descobrir ter um filho de um relacionamento ocasional durante a época da faculdade. O garoto, Toby (Kevin Zegers), que é agora um adolescente e sonha encontrar o pai que nunca conheceu.

Bree vai a Nova York com intenção de se livrar de Toby sem revelar a paternidade, mas o jovem lhe diz que a mãe morreu de enfarte e que deseja ir para Los Angeles trabalhar em filmes pornográficos, a partir da prática como garoto de programa nas ruas de Nova York. Bree e Toby começam uma jornada de carro que atravessa o país rumo a Los Angeles, expondo as contradições da moral puritana da América.

Um transexual conservador escandalizado com o filho prostituto e mal educado, é discriminado por sua família do Meio Oeste, uma mãe caricatural em luta contra os estragos da idade, um pai largadão e submisso e uma irmã trintona sócia de carteirinha dos Alcoólicos Anônimos. O filme retrata com clareza e bom humor os desajustes familiares e sociais é praticamente uma desconstrução da familia «perfeita» americanizada. Explora muito bem as contradições da moral americana, as sub-condições da existencia humana através da prostituição.

Tags: