Meu malvado favorito (Despicable Me)Gru é um vilão no mínimo diferente. Com suas poderosas armas e gigantescos veículos, desfila pela cidade fazendo valer a sua fama de mal encarado. As coisas mudam quendo ele vê o seu reinado ameaçado por um novo vilão, o esperto Vetor que da noite pro dia ganha destaque na imprensa internacional ao roubar uma das pirâmides do Egito e substituí-la por uma réplica idêntica.

O plano de Gru para voltar a ser o vilão nº 1 do mundo é simplesmente roubar a lua. Para isso, o mesmo precisa primeiramente invadir a fortaleza de Vetor e pegar uma arma de raio encolhedor, uma tarefa nada fácil. Porém, o novo vilão demonstra uma certa «queda» pelos biscoitinhos caseiros vendidos pelas garotinhas Margo, Edith e Agnes que vivem num orfanato da região. As três meninas tem perfis completamente diferentes: Margo, a garota mais velha do grupo e também a mais responsável e desconfiada, Edith é a garota rebelde, sempre com um gorro cor-de-rosa é a única que curte as invenções perigosas de Gru, já Agnes é a personagem gracinha do filme, com seus olhos grandes (estilo gatinho do Shrek) sempre consegue tudo o que quer.

Gru vê a grande oportunidade de invadir o QG do seu inimigo utilizando as garotas como cobaias, para isso o mesmo resolve adotar as três, sem saber as consequências que isso iria trazer. Vivendo com o vilão, as três meninas (depois de muita bagunça na casa nova) desenvolvem uma bonita relação familiar, ponto do filme que com certeza conquistou os adultos que assistiram. Gru aos poucos perde a imagem de vilão mal encarado e passa a aceitar sua condição de novo pai das meninas.

O filme consegue desenvolver bem os personagens de forma a criar uma grande empatia com o público. Até mesmo o desvio de caráter de Gru é explicado em pequenos flashbacks, onde ele era menospresado pela mãe mesmo criando coisas geniais ainda criança. Isso é feito de forma que a história não fique chata nem dramática demais, pelo contrário, a mãe de Gru é utilizada como mais um elemento cômico do filme. Meu malvado favorito é uma boa escolha para quem quer diversão e uma história interessante. Não chega a ter tanta profundidade no roteiro quanto outras animações recentes como Toy Story 3 e Ponyo, mas diverte as crianças e conquista os adultos com eficiência.

Tags: