Na semana em que “Projeto X” causou polêmica e levou milhões de pessoas aos cinemas, o Cine Mosaico relembra alguns dos melhores filmes com festas (lista em Ordem Cronológica)

Tido como um dos melhores musicais de todos os tempos, Sinfonia de Paris é repleto de momentos maravilhosos. O auge da trama acontece durante um Baile de Máscaras no Salão de Belas Artes, onde o protagonista Jerry Mulligan, um ex-combatente da Segunda Guerra Mundial, confessa o seu amor pela bela jovem Lise Bouvier.

A festa realizada no apartamento de Holly e as seqüências finais com os dois principais protagonistas na chuva são os momentos mais marcantes desse clássico estrelado pela diva Audrey Hepburn.

Depois de uma festa, os convidados simplesmente não conseguem deixar o local, sem que haja uma explicação racional para isso. Conforme o tempo passa, as máscaras dos antes bem relacionados começam a cair e revelar suas verdadeiras e mais profundas facetas.

Hrundi V. Bakshi (Peter Sellers) é um ator indiano todo atrapalhado, que destrói acidentalmente um grande set de filmagem e é despedido por isso. Entretanto, ele acaba sendo convidado por engano para uma grande festa na casa do produtor, onde cria diversas confusões.

Vencedor do Oscar de melhor filme em 1970, o filme narra a história de Joe Buck (Jon Voight), um caubói texano, ingênuo e caipira, que vai para Nova Iorque para tentar ganhar a vida. Acaba se prostituindo com mulheres e faz amizade com o marginal Ratso (Dustin Hoffman), com quem aplica pequenos golpes na cidade. Uma das cenas marcantes é uma festa psicodélica claramente inspirada na “Factory” de Andy Warhol, figura maior do movimento pop art.

Comédia dirigida por John Landis e considerado “o maior filme de universidades de todos os tempos”. O roteiro foi adaptado por Douglas Kenney, Chris Miller e Harold Ramis a partir de histórias escritas por Miller e publicado na revista National Lampoon com base em suas experiências na fraternidade Alpha Phi Delta do Dartmouth College.

Escrito e dirigido por Richard Linklater, o filme mostra as atividades de um grupo de adolescentes durante o último de dia de aula, no ano de 1976. A maior parte da ação, se dedica a acompanhar as festas de comemoração pelo início das férias.

Luke Wilson, Vince Vaughn e Will Ferrell, protagonizam essa comédia dirigida por Todd Phillips. Eles vivem três homens que têm em torno de trinta anos e decidem retornar à universidade e montar uma fraternidade. O filme é repleto de momentos hilários, sendo a maior parte deles durante uma super festa no campus da universidade.

Musical baseado no documentário Wattstax dirigido por Michel Gondry. O filme fala sobre um evento musical realizado em agosto de 1972, que durou sete horas ininterruptas, contando com a participação de músicos e artistas soul e gospel, apresentado por Richard Pryor.

Superbad conta a história de Evan (Michael Cera) e Seth (Jonah Hill), dois amigos de infância que estão prestes a se separar para estudarem na faculdade. Tudo gira em torno de um plano: os dois, junto com Foggel (Christopher Mintz-Plasse) e sua falsa carteira de identidade, pretendem comprar ilegalmente bebidas para uma festa colégio, com o intuito de impressionar Jules (Emma Stone) e Becca (Martha MacIsaac). No caminho se encontram com todo o tipo de confusões, incluíndo a eventual amizade entre Foggel e os policiais Slater (Bill Hader) e Michaels (Seth Rogen).

Veja Também
Crítica – Projeto X 

Promoção Cinemosaico 2 anos. Clique na imagem e participe.

Tags: