Sidney Prescott em Pânico, Laurie Strode em Halloween, Alice em Sexta-feira 13. São vários os exemplos de «final girls» em que podemos pensar. O termo, segundo a wikipedia, se refere à última garota viva a se confrontar com o assassino de um filme de terror.

Trata-se de um tipo muito comum nos chamados «slasher films» (aqueles em que o assassino usa uma faca ou machado para matar as suas vítimas. O clássico Psicose, de Alfred Hitchcock, é considerado o precursor deste sub gênero), mas que também aparece em filmes que não seguem tal premissa, a exemplo de O Chamado e Alien.

Além de fortes e inteligentes, as «final girls» também podem apresentar as seguintes características: ter uma ligação especial com o assassino (às vezes, até uma relação de parentesco, caso de Laurie em Halloween e Sidney em Pânico 3) e ser virgens (a relação entre sexo e morte sempre esteve muito presente nos filmes de terror, inclusive no discurso de algumas personagens. Basta lembrar de Randy Meeks, em Pânico, ensinando aos amigos que «você não sobreviverá no filme se fizer sexo»).

A personalidade e comportamento da «final girl» rendem muitas discussões, sobretudo na abordagem feminista. O termo foi cunhado pela professora Carol J. Clover, num livro intitulado «Homens, Mulheres e Motosserras: Gênero no filme de terror moderno», de 1992. No livro a autora afirma que a «final girl» começa como vítima feminizada de um opressor masculino para, em seu último triunfo, ocupar a posição do vingador tradicional masculino.

Polêmicas, psicologia e teorias feministas à parte, vamos relembrar algumas das mais famosas sobreviventes do cinema de terror:

laurie

Durante anos Laurie Strode (Jamie Lee Curtis), de Halloween, foi perseguida pelo irmão, o psicopata Michael Myers. A personagem apareceu em dez filmes, entre 1978 e 2002.

 

ellen ripley

Ellen Ripley (Sigourney Weaver), de Alien, é considerada uma das melhores personagens de todos os tempos.

 

prescott

Sidney Prescott (Neve Campbell), protagonista da série Pânico e sobrevivente dos massacres que o Ghostface promoveu em Woodsboro.

 

julie

Julie James (Jennifer Love Hewitt) é o alvo principal em "Eu sei o que vocês fizeram no verão" e na sequência "Eu ainda sei o que vocês fizeram no verão passado".

 

rachel

Rachel Keller (Naomi Watts), a jornalista corajosa e independente que enfrenta a assustadora Samara em "O Chamado".

 

Qual a sua preferida? 

Veja Também
[Tutorial] Escapando da morte na saga Premonição
São tempos difíceis para fãs de suspense/terror
O clichê da casa mal assombrada

Tags: