Novo filme de George Clooney mostra o drama de uma família americana em crise com um toque de humor refinado

Shailene Woodley e George Clooney em cena de "Os Descendentes"

Não há como negar que “Os Descendentes” segue um perfil que vem se destacando em importantes premiações nos últimos anos. Filme com cara de produção pequena (beirando o independente), história cotidiana e elenco simpático. O resultado agrada bastante, e revela o quanto pode se ter um bom filme com uma premissa tão simples.

A história é baseada no livro homônimo de Kaui Hart Hemmings e tem as belas ilhas do Hawai como cenário. Nela, George Clooney vive Matt King, um advogado e agente imobiliário que vive um momento conturbado na sua vida. Após a sua esposa Elizabeth King (Patricia Hastle) sofrer um acidente de lancha e ficar em coma, ele se vê obrigado a dividir o seu tempo com as duas filhas e um negócio milionário da família.

Mesmo utilizando um tema delicado, o filme é agradável de assistir. Não é um filme pretencioso, que tem a ambição de trazer grandes reflexões sobre a vida ou relações familiares. É tudo muito natural, quase como estivéssemos acompanhando de perto uma família comum, com suas fragilidades e conflitos. Para isso, o diretor Alexander Payne deixa de lado cenas grandiosas e melancólicas e foca nos bons diálogos e atuações.

O excelente elenco encabeçado pelo experiente George Clooney merece destaque. Shailene Woodley, Amara Miller, que interpretam as suas duas filhas estão excelentes em cena e o garoto Nick Krause, que em suas primeiras aparições no filme parece ser um personagem completamente dispensável, é bem explorado e funciona bem posteriormente como um alívio cômico para a trama.

O clima do filme é tão leve que é possível rir (sem culpa) de cenas que em outras circunstâncias poderiam soar desagradáveis. Esse equilíbrio se deu graças ao enorme talento de Alexander Payne, que aqui surpreende trazendo um comovente drama familiar com um toque de humor refinado. “Os Descendentes” é aquilo que poderíamos chamar de um filme grandioso na simplicidade.

*Saiba mais sobre Os Descendentes

Tags: