O poster é uma peça gráfica importantíssima para a divulgação de um filme. Ele serve tanto para gerar expectativa no público que vai ao cinema, quanto para “manipular” a impressão que se tem do material ali apresentado. Como todo processo que envolve criatividade, o poster também é um conjunto de referências das mentes envolvidas no projeto. Mas, qual é o limite entre referência e plágio? Ouço muita gente dizendo que hoje em dia “as ideias estão soltas no ar”, seguindo aquela máxima do “nada se cria, tudo se copia”, mas a verdade é que tudo tem uma fórmula. Nesse post, você verá alguns estilos de poster que há muito tempo vem sendo utilizados. Se já faz um tempinho que você tem um dejavu toda vez que olha os cartazes dos filmes não é à toa. Veja:


1. Pequeno na praia, gigante nas nuvens

Esses filmes são sempre dramas sentimentais. Não permitem que você seja induzido a pensar o contrário, independente do elenco, diretor, etc. O interesse do protagonista é geralmente o irmão pequeno, o pai, ou o “amor de sua vida” e provavelmente o filme vai tratar da morte de algum deles. Quando você avistar uma imagem desse tipo deve manter seu lencinho sempre à mão, porque muito provavelmente você vai chorar (lágrimas de tristeza, lágrimas de alegria, lágrimas, porque você só gastou “20 conto” pra ver esse filme no cinema). Detalhe: Em qualquer coisa que envolva o nome Nicholas Sparks você verá este tipo de cartaz.

Clique para ver a imagem completa

2. Estilo “Sexy Back” (Grandes chances do personagem estar armado)

Os filmes que usam esse tipo de cartaz contarão com muita ação e uma fina camada de postura intelectual pretensiosa. A menos que seja um filme biográfico sobre Johnny Cash.

Clique para ver a imagem completa

3. Casal de costas

Geralmente esses cartazes são usados para comédias românticas. Você não deve ir vê-los com altas expectativas, especialmente se os nomes Kate Hudson ou Julia Roberts estiverem no pôster.

Clique para ver a imagem completa

4. Na Cama

A famosa propaganda enganosa. Esse tipo de filme terá pouca (ou nenhuma) cena de sexo e muita, mas muita enrolação.

Clique para ver a imagem completa

5. Estou de olho em você…

Em 98% dos casos, o filme será um horror. De uma forma ou de outra.

Clique para ver a imagem completa

6. A Natureza é azul

Usar azul ou imagem do planeta Terra para filmes onde o tema central é a natureza aparentemente é obrigatório. Note também que os textos são escritos na cor branca e com fontes bem parecidas.

Clique para ver a imagem completa

7. Preto, branco e… laranja?

Você já reparou que nos últimos anos, os filmes de ação tem passado um ar de respeitabilidade através do preto e branco?Surpreendentemente, os senhores “brucutus” do cinema – John Travolta, Nicolas Cage, Jason Statham, Bruce Willis, Sylvester Stallone – ainda continuam a usar suas armas sem restrições, mas agora eles aparecem mais freqüentemente em cartazes em preto e branco habilmente melhorados com uma poucas chamas, para garantir que o público note quão explosivo é o filme.

Clique para ver a imagem completa

8. O beco escuro explode a violência

Aparentemente, todos os heróis de ação percorrem o mesmo beco-azul-estreito, ao tentar fugir ou caçar os bandidos. É bem provável que os designers gráficos apenas re-utilizem a mesma imagem de fundo e só troquem os atores e os caracteres do poster. Os filmes em si são muito semelhantes aos da categoria anterior, com a diferença que todas as explosões foram substituídas por tensão e angústia.

Clique para ver a imagem completa

9. Pernas abertas

Filmes que são justamente o contrário do tópico 4 desse post. Precisa dizer mais alguma coisa?

Clique para ver a imagem completa

10. Ilusão idiota de óptica

Há muitas maneiras de mostrar um rosto num poster sem o uso de uma fotografia tradicional, desde que você tenha à sua disposição alguns galhos de árvores, muros, cogumelos, armas, bolas, corpos, bombas ou uma torradeira.

Clique para ver a imagem completa

11. Texto NA CARA! 

Esta tendência é relativamente nova, por isso este é basicamente um poster-marketing. Pelo menos, neste caso, a fonte e a forma como é organizado o cartaz, dão uma idéia da qualidade artística do projeto.

Clique para ver a imagem completa

 

Tags: