Balada do amor e do ódio (Balada triste de trompeta)Uma história de amor imprevisível marcada pela insanidade de um personagem icônico. Assim é “Balada de amor e ódio”, novo filme do diretor Alex de La Iglesia. Explorando a riqueza artística do ambiente circense e a loucura de um palhaço cheio de traumas e decepções, o filme trabalha harmoniosamente uma dualidade de sentimentos como o próprio título sugere.

O filme se inicia em 1937 numa Espanha marcada pelo terrorismo civil e uma sangrenta luta pela liberdade. Nesse cenário, o circo local tenta continuar o seu show mesmo com as forças franquistas aterrorizando o país do lado fora. Em menor número e com menos armamento, os republicanos buscam “voluntários” para reagir aos ataques.

Entre os homens convocados para o contra-ataque está um dos integrantes do circo, o palhaço triste (Santiago Segura). Armado apenas com um facão e ainda vestido a caráter, o palhaço consegue fazer um bom estrago nas forças inimigas até ser preso e posteriormente morto. Ele deixa para trás um filho que viria a seguir a mesmo caminho, mas de uma forma completamente inusitada.

36 anos depois da morte do pai, Javier (Carlos Areces) decide ingressar na equipe de um circo em Madrid. No local, Sérgio (Antonio de La Torre), mais conhecido como o Palhaço Gracioso, é a principal atração, isso faz com que ele trate os demais com enorme desprezo. Nem mesmo sua esposa, a bela trapezista Natalia (Carolina Bang), escapa dos seus ataques de loucura.

Numa estranha relação de violência e sedução, Javier fica exatamente no meio desse conflito ao se apaixonar por Natalia. À medida que o triângulo se forma, a inocência de Javier dá lugar a uma obsessão pela garota, tornando-o uma figura desprezível. A sorte é que essa transformação é dada de maneira sutil e com uma motivação crível.

É difícil definir a que gênero pertence “Balada do amor e ódio”. Num primeiro momento, o filme explora o contexto da guerra civil em sequências repletas de sangue e uso de linguagem chula e logo depois se volta para um romance intenso, passando-se por terror trash em seus momentos finais. Pode ser confuso para alguns e incômodo para outros, mas isso só reforça o que o filme é: uma produção tecnicamente impecável com roteiro ousado e impactante.

Tags: