Um novo despertar (The Beaver)No intervalo entre a depressão e uma possível volta por cima, uma terapia diferente mostra todo o seu potencial através de um personagem torturado emocionalmente. “Um novo despertar” traz Mel Gibson de volta às telas na pele de Walter Black, um executivo da indústria de brinquedos que após entrar em um estado depressivo enfrenta problemas com a família e em seu negócios.

Walter já havia tentado de tudo para se recuperar, desde consultas psiquiátricas à hipnoses e livros de auto-ajuda. Não importava o quanto ele se tentasse, nada parecia tirá-lo do fundo do poço. A reviravolta surge quando um fantoche de pelúcia encontrado no lixo passa a funcionar como válvula de escape para os problemas que assolavam Walter.

Andando tranquilamente com um castor de pelúcia na mão esquerda o tempo todo, o executivo inicialmente causa estranhesa dentro de casa e no escritório onde trabalha, mas logo as pessoas ao redor dele percebem que aquele tratamento pode ter um bom resultado e conseguem aceitar a condição (ridícula) daquele homem, com exceção do filho mais velho, que enxerga o pai como um louco irremediável.

Se considerarmos o título original do filme (The Beaver, “O castor”), temos uma ideia do foco principal da história. O objeto encontrado por Walter no lixo se torna mais do que um simples fantoche do qual ele não consegue se desfazer. O castor é o amigo, o conselheiro, o mentor, o fiel escudeiro, e mais do que isso, o castor é uma projeção ideal da personalidade frustrada de Walter. A história secundária que envolve o filho mais velho do empresário, Porter (Anton Yelchin), funciona para retratar o quanto a depressão de Walter afetou as relações familiares. O jovem tem até uma lista de características e manias que herdou do pai e tenta de todas as formas evitá-las para não ir pelo mesmo caminho.

“Um novo despertar” é uma fábula angustiante e otimista ao mesmo tempo na qual vemos a complexidade de um personagem sendo muito bem explorada. Através de um simples argumento, a diretora Jude Foster – que interpreta a esposa de Walter Black – consegue mostrar um conflito arrasador entre um homem e ele mesmo e sua recuperação através das suas próprias mãos.

Tags: