Uma das marcas registradas de Quentin Tarantino são os seus personagens memoráveis. O diretor brinca com o fato de alguns deles terem ligações entre si, mesmo em filmes diferentes. Mia Wallace, de Pulp Fiction e A Noiva (Uma Thurman), de Kill Bill, por exemplo, seriam a mesma pessoa, que troca de nome quando troca de namorado. Já Vic Vega de “Cães de Alguel” seria irmão de “Vincent Vega” de Pulp Viction. Esses personagens são apenas alguns dos frutos do trabalho genial do diretor-roteirista. Abaixo estão alguns dos meus preferidos:

Bill é o alvo da vingança de Beatrix Kiddo (A Noiva) em “Kill Bill”. Apesar de poucas aparições nos 2 volumes do filme, David Carradine domina a cena com bons diálogos e a imponência necessária para o papel.

Kurt Russel interpreta um rebelde inquiento e temperamental que utiliza o seu carro indestrutível para perseguir mulheres em “À prova de morte”.

Michael Madsen é Vic Vega ou simplesmente Mr. Blonde, o membro mais cruel e impiedoso da equipe de ladrões em “Cães de Aluguel”. O bandido é reponsável por uma das cenas mais memoráveis de todo o filme, onde Tarantino abusa da violência extrema.

A personagem de Uma Thurman em “Pulp Fiction” é uma ex-atriz viciada em drogas pesadas que, entre outras coisas, é responsável em levar Vicent Vega (John Travolta) a um estado de overdose durante o filme.

Mais uma vez, Uma Thurman rouba a cena. Dessa vez num papel que foi feito especialmente para ela. A história da noiva que deseja vingança a qualquer preço é uma mistura de referências a cultura oriental com uma dose extravagante de violência e sangue. Muito sangue.

Após presenciar o assassinato dos seus pais pelas mãos do impiedoso Coronel Hans Landa, Shosanna Dreyfus se refugia na França onde fica responsável por um cinema local. A sede de vingança leva a bela jovem a se unir com o Tenente Aldo Raine em uma missão ousada contra os nazistas.

Uma figura ameaçadora criada por Samuel L. Jackson. Jules é um dos mafiosos com a missão de fazer uma cobrança a mando do chefe, Marsellus Wallace (Ving Rhames). Quem não teria medo desse “cobrador” com cara de mau?

O personagem de Brad Pitt em “Bastardos Inglórios” é um dos mais brilhantes que já apareceram em filmes de Tarantino. Além de impor respeito aos seus liderados e causar temor nos oponentes, o Tenento Aldo Raine tem seus momentos hilários no filme com seu sotaque italiano forçado e um estilo bastante caricato.

O personagem muito louco e meio atrapalhado que ajudou a reerguer a carreira de John Travolta. Vicent Vega é daqueles que mesmo na condição de assassino profissional arranja um tempo para pesquisar cultura inútil da Europa, se acabar nas pistas de dança e de quebra irritar o seu parceiro Jules.

Desde a memorável cena de abertura de “Bastardos Inglórios”, o personagem de Christoph Waltz demonstra a frieza de um militar nazista conhecido como “o caçador de Judeus”. Poliglota, cruel, engraçado, cínico e observador, o coronel foi o antagonista ideal, apesar de ser um dos personagens fictícios criados por Tarantino para o filme.

* Qual é o seu personagem favorito nos filmes do Tarantino?


Tags: