Uma Manhã Gloriosa (Morning Glory)Todos os dias eles invadem os lares das pessoas em todas as partes do mundo. Trazem notícias “quentinhas”, ensinam receitas e entrevistam celebridades, enquanto o telespectador toma tranquilamente a sua xícara de café. Os programas de TV matutinos são um exemplo perfeito do uso da informação como entretenimento, conceito que nem sempre é bem visto por quem defende um jornalismo sério e de credibilidade.

Sem a pretensão de se tornar um clássico da comédia romântica, Uma Manhã Gloriosa (Morning Glory) traz uma divertida discussão sobre os conceitos do jornalismo moderno , mostrando os bastidores de um programa de TV que precisa com urgência melhorar a sua audiência pelas manhãs. A história apresenta Becky Fuller (Rachel McAdams, Meia-noite em Paris), uma produtora recém contratada pela IBS para tirar da lama o DayBreak, programa de pior rendimento da emissora.

Para ter sucesso em sua nova empreitada, Becky precisa lidar com «a terceira pior pessoa do mundo». Mike Pomeroy (Harison Ford), um sujeito ranzinza com cara de poucos amigos. Há mais de 40 anos exercendo a função de jornalista e com dezenas de prêmios no currículo, Mike é contratado para substituir o antigo apresentador do DayBreak. Ele se acha no direito de exigir certas regalias, afinal, ele é um jornalista sério. Foi repórter durante a guerra na Bósnia, cobriu o atentado de 11 de setembro, presenciou epidemias em países pobres, ou seja, já estava acostumado com todo tipo de desastre.

Colleen Peck (Diane Keaton), a outra âncora do programa, é o perfil completamente oposto. Uma apresentadora ao estilo Ana Maria Braga que adora cozinhar, bater papo com os convidados, tudo sem compromisso. A grande tarefa de Becky é amenizar a guerra de egos entre eles, encontrando um meio termo entre informação sisuda e entretenimento nas manhãs televisivas. Além disso, a garota precisa alcançar bons resultados com uma equipe fraca e desmotivada, além de um orçamento reduzido. No meio dessa confusão, Becky conhece Adam (Patrick Wilson), com quem vai (tentar) ter um relacionamento amoroso.

Dirigido por Roger Michell (Um lugar em Notting Hill), a trama tem em seu trio de protagonistas o ponto chave para conquistar o público. Harison Ford encarna o famoso clichê do homem durão mas que no fundo demonstra certa fragilidade por conta de uma relação conflituosa com a família. Já Rachel McAdams, muito competente em cena, faz a garota doce e atrapalhada típica das comédias românticas, e Diana Keaton com seu jeito extravagante traz uma dose de humor a trama, ainda que não renda gargalhadas durante o filme.

Quase não sobra tempo para o romance na história. O roteiro de Aline Brosh McKenna, responsável por adaptar O Diabo Veste Prada para o cinema, faz uma crítica válida a função jornalística nos tempos atuais. Uma Manhã Gloriosa é uma comédia leve e convencional, com um elenco que vale a pena ser visto. Poupa o espectador do melodrama barato, tendo apenas a diversão como foco central e alcança um resultado final interessante.

Tags: