Férias Frustradas de Verão (Adventureland)É quase impossível ler o título desse filme em português sem relembrar um clássico da comédia besteirol estrelado pelo talentoso Chevy Chase em 1983. Graças à tradução surreal do título original, “Férias frustradas de verão” pode criar a falsa esperança de uma comédia nesse mesmo estilo. Mas não se engane. Ao invés de altas confusões do barulho, como as aventuras de uma família muito louca pelas estradas dos EUA, esse filme é uma simples comédia romântica que consegue prender o espectador graças ao carisma dos protagonistas.

Na trama, Jesse Eisenberg é James, um garoto que consegue um emprego num parque de diversões, a fim de juntar dinheiro e se mudar para Nova York. Na Adventureland, James encontra com figuras hilárias e situações inusitadas, mas também é lá que conhece Emily (Kristen Stewart), a garota por quem se apaixona.

Emily é uma típica adolescente riquinha com pais separados. A garota, que dentro de casa vive em conflito com o pai e a madrasta, vai trabalhar no parque aparentemente para fugir desses problemas familiares e ter certa independência. A relação de James e Emily é o foco do filme. Uma relação bonita, ingênua e sem exageros, construída a partir de um roteiro simples somado a boas atuações.

A ambientação é outro ponto positivo do filme. O clima badalado ao som de David Bowie e Lou Redd ajuda a compor toda a nostalgia que a trama proporciona. Além disso, os estereótipos estão presentes em todos os momentos do filme. O garoto sensível, a patricinha, o bad boy, o nerd, todos bem representados numa atmosfera totalmente anos 80.

Confesso que se não fosse a presença de Kristen Stewart (Crepúsculo, The Runaways) e Jesse Eisenberg (A Rede Social), os dois atores ‘do momento’ no cinema norte-americano, o meu interesse por esse filme seria mínimo. Para completar o time de atores em ascensão, o filme conta com Ryan Reynolds (Enterrado Vivo) no papel de um rockeiro «boa pinta». Lançado diretamente em DVD aqui no Brasil, Férias frustradas de verão Adventureland não proporciona as gargalhadas que se espera de um filme que foi vendido como «verdadeiramente hilário», mas vale pela oportunidade de ver alguns novos talentos juntos em cena.

Tags: