A Noiva Cadáver (Corpse Bride)A Noiva cadáver é mais uma parceria do trio Tim Burton (Peixe Grande), a sua esposa Helena Bonham Carter (O Discurso do Rei) e Johnny Depp (Piratas do Caribe). O filme é de 2005 e vem com uma proposta um pouco mais diferente dos trabalhos anteriores de Tim e Depp, além de se tratar de uma animação é também um musical. Possuindo a sombria marca de Burton, o filme lembra por vezes seus trabalhos anteriores, com um mundo dos mortos muito semelhante ao de «Os Fantasmas se divertem» (1988).

A história passa-se em um vilarejo europeu do século 19, e conta a história de Victor (Johnny Depp), um jovem que é arrastado para o outro mundo ao se casar sem querer com a misteriosa Noiva Cadáver (Helena Bonham Carter), enquanto tentava fugir de um casamento arranjado por sua família. Posteriormente descobre o amor que sentia por sua verdadeira noiva, Victoria (Emily Watson), que o aguarda abandonada na Terra dos Vivos. Embora a vida na Terra dos Mortos se mostre mais animada do que o meio em que nasceu e cresceu, Victor descobre que não há nada neste mundo, ou no outro, que possa afastá-lo de sua amada.

Excelente também a trilha sonora de Danny Elfman, dando sempre ao filme a leveza e ar sombrio que ele precisa. Ainda falando em termos técnicos, a co-direção entre Tim e Mike Johnson é perfeita. Usam a técnica de stop motion (onde as cenas são fotografadas quadro a quadro), usando bonecos em miniatura e um cenário muito bem elaborado, dando um charme muito especial ao filme.

A performance de Depp e Helena como os protagonistas, só pode ser vista se assistido em inglês (e no meu caso, com legendas), o que é sem dúvida a melhor opção, pois ambos fazem um ótimo trabalho na dublagem dos bonecos. Conta ainda com a participação de Emily Watson (Miss Potter) como Victória e Christopher Lee (Caça às Bruxas) como o pastor Galswells. O filme é uma excelente história de otimismo, romance e de uma alegre vida após a morte.

Tags: