Caça às Bruxas (Season of the Witch)O que aconteceu com Nicolas Cage? De antemão, esse não é um post destinado a questionar o seu talento como ator (vide filmografia) e sim suas últimas escolhas de filmes, que não estão acrescentando nada a sua carreira. O último exemplo é «Caça às Bruxas», longa dirigido por Dominic Sena (Terror na Antártida, 60 segundos). No início do filme, temos uma boa ambientação no contexto da época, mostrando as moças acusadas de bruxaria e o ritual de «purificação» executado pela igreja da época. Na seqüência, algumas cenas de batalha da chamada «guerra santa», completam o primeiro momento do filme.

Curiosamente, o restante do filme não dialoga com a sequência inicial que poderia evoluir para um ritmo bem empolgante se mantivesse a mesma ideia. Na trama, Behmen (Nicolas Cage) é um experiente guerreiro que lutou vários anos nas cruzadas. Após perder a fé na igreja e abandonar o campo de batalha, ele resolve retornar a sua terra natal na companhia do seu amigo Felson (Ron Perlman). Ambos se deparam com a fome e a peste negra que assolam grande parte da população. Segundo os moradores da localidade e o clero, a peste é conseqüência de uma maldição lançada sobre eles por uma bruxa (interpretada pela bela atriz Claire Foy). A única solução seria levar a garota a um monastério de uma cidade distante onde seria decidido o seu futuro, sendo o sacrifício da mesma a alternativa mais desejada pela maioria. Cabe a Behmen, Felson e um grupo de homens, a missão de levar a garota ao seu destino.

O filme então se resume a tragetória sonolenta do grupo rumo ao monastério. A boa escolha do elenco que inclui Christopher Lee (O Senhor dos anéis) não foi suficiente para alavancar a história. Ron Perlman e Nicolas Cage estão bem carismáticos em cena, mas não parecem se importar com os acontecimentos malignos (mortes sem explicação, aparição de lobos, etc.) que acontecem durante a viagem, isso compromete bastante a credibilidade da história. As frases de efeito pronunciadas pelos personagens são até divertidas, mas é questionável se elas se encaixam com a ocasião. Se eles não têm medo da «maldição da bruxa», porque eu (espectador) vou ter? O filme fica então nesse impasse de terror no início, aventura, drama, ação e uma «comediazinha» no meio e o final… bem… os que se arriscarem em assistir, saberão do que estou falando.

Histórias ligadas às cruzadas, idade média e bruxaria já renderam muito material para o cinema – alguns inesquecíveis como «Ben Hur» e «Joana Dark» – são temas que despertam no mínimo curiosidade do público. O grande problema de «Caça às Bruxas» – além da perda de foco durante o desenrolar da trama – é que o diretor falhou em tentar trazer um desfecho absurdo para tentar surpreender o público. A tática foi um tiro no pé, pois foi o que estragou de vez a tentativa do filme ser levado a sério até mesmo pelos menos exigentes, que não dormiram durante a projeção. Para completar, os efeitos especiais ficaram devendo bastante, principalmente nos momentos finais onde o grupo tem que enfrentar a última batalha contra as forças do mal. Entretanto, ainda não perdi a fé no Nic e enquanto ele estiver fazendo filmes, eu estarei lá para ver, ainda que isso me custe mais 103 minutos perdidos na minha vida.

Tags: