Há muito tempo os longas de animação deixaram de ser «coisa de criança». A maior preocupação com a maturidade do roteiro além da evolução técnica observada nas novas produções (até mesmo nas de baixo orçamento), foram responsáveis pelo crescimento do gênero principalmente nas salas de cinema. Contrariando a ideia que se tinha de animações para cinema, quando a Disney dominava o mercado com seus musicais animados em 2D, os anos 2000 iniciaram com uma variedade de longas que trazem além de qualidade técnica e elementos que agradam as crianças, histórias com mais profundidade, dignas de filmes live action. Hoje, 28 de outubro dia internacional da animação, separei alguns do meus filmes preferidos que se destacam pela originalidade e maturidade de suas histórias:
O filme já cativa o espectador pela protagonista. Madame Souza é uma senhora portuguesa muito simpática que faz de tudo para agradar o seu neto, inicialmente um garoto atrapalhado e melancólico. Na história, ela se dedica exclusivamente ao menino e em certo momento o presenteia com um cachorro, que faz o garoto mudar a sua visão de mundo completamente. Mais tarde quando o mesmo cresce e se apaixona pelo ciclismo, a vovó lhe compra uma bicicleta. Às vésperas de um campeonato de ciclismo na cidade, o garoto é sequestrado e Madame Souza parte para uma jornada surreal cheia de referências a nossa sociedade. O longa é uma animação francesa.
Mais uma do Hayao Myazaki. Dessa vez contando a história de uma amizade que começa no mar. Ponyo é uma peixinha dourada que ao conhecer um garoto chamado Sosuke, imediatamente mantém um vinculo de amizade com ele. A amizade entre os dois é tão grande que Ponyo resolve se tornar humana só para ficar mais tempo ao lado de seu amigo. O filme tem o enredo leve e simples, mais fácil de ser assimilado pelo público infantil, mesmo assim não deixa de falar com eficiência a respeito de família, valores e amizade.
Episódios da Guerra do Líbano nos anos 80 nunca antes relatados, memórias delirantes e bem pesadas, um documentário que põe o «dedo na ferida», tudo isso em forma de animação. Valsa com Bashir, retrata as tentativas de Folman, um veterano da Guerra do Líbano de 1982, de recuperar suas memórias perdidas dos eventos que marcaram o massacre de Sabra e Shatila. Escrito e dirigido por Ari Folman, o documentário animado, traz ainda uma alegoria aos campos de concentração que dizimaram um número enorme de judeus, negros, ciganos e homossexuais. Vencedor do globo de ouro de melhor filme estrangeiro.
————————————
TEM QUE LER:
Mary and Max – por Deise Luz (Blog Sete Faces)
Mary and Max – por Marcio Melo (Blog Porra, man!)
at 17:20
Gostei da lista man.
Preciso assistir "As Bicicletas de Belleville"
já tinha me dito que é um bom filme, vou procurar.
abs.
at 23:21
Sou louca pra ver A Viagem de Chihiro e Ponyo!
Mary e Max é lindo!!! E Persépolis é minha paixão! Tive o pequeno contratempo de nunca ter conseguido vê-lo até o final, por falhas técnicas. Mas, ao que tudo indica, vou superar esse problema hoje, pois um colega gravou o filme e me deu! o/
Obrigada pelo link do meu blog! 🙂
Lindo post!
beijos!
at 14:15
Gostei da abordagem do tema, mostra que os desenhos animados também passam mensagens importante sobre algum determinado assunto!!!
at 10:51
Valeu Alex!
Deise, eu assisti Mary e Max depois de ter visto a sua postagem, gostei muito por isso a indicação.
Nany, com certeza os desenhos tem muito potencial para passar uma boa mensagem, inclusive com recursos que não podem ser vistos em filmes live action (por enquanto)
Abs a todos =)
at 3:35
Castelo Encantado é muito bom tambem !!!
at 22:44
Faltou "Meu Amigo Totoro"
bjxxxs
at 15:28
Caraca, não sei pq adoro listas..!!! já algum tempo estou pensando em fazer sobre animações, e te dois daqui ainda que eu nãi vi, os outros estão inclusive na minha lista de melhores da década..!!!
at 18:55
Já estou pensando em fazer uma parte 2 dessa lista, incluindo Akira e O mágico.