5x Favela - Agora por nós mesmosRio de Janeiro, 1961. Cinco jovens cineastas de classe média do movimento estudantil universitário se reuniram para realizar o filme Cinco Vezes Favela. Considerado como uma das obras fundamentais para o advento do chamado Cinema Novo no país, Cinco vezes favela nasceu da união de 5 curtas metragens ambientados em favelas cariocas. Já em 2010, 5x Favela – Agora por Nós Mesmos reúne jovens cineastas moradores de favelas do Rio de Janeiro, treinados e capacitados em oficinas profissionalizantes de audiovisual ministradas por ninguém menos que Nelson Pereira dos Santos, Walter Lima Jr., Ruy Guerra, Walter Salles, Fernando Meirelles, Daniel Filho, João Moreira Salles e muitos outros. O projeto apresenta (assim como o de 1961) cinco filmes de ficção, de cerca de 20 minutos cada um, sobre diferentes aspectos da vida em suas comunidades, dessa vez com um olhar de quem vive nas comunidades carentes. São eles: Fonte de renda, Arroz com feijão, Conserto para violino, Deixa voar e Acende a luz.

É muito difícil falar do atual 5x favela levando-se em conta apenas o conjunto da obra. Já era de se esperar que com a vivência dos jovens no cenário dos curtas (quer laboratório melhor que esse?) e mais o apoio de grandes nomes do cinema nacional o resultado seria um ótimo conjunto de histórias criativas e boa produção técnica.

Para quem reclama das produções nacionais repletas de violência vale lembrar que nesse filme o primeiro tiro só é ouvido após uma hora de exibição em apenas um dos curtas (Conserto para violino – Luciano Vidigal). Outro aspecto que também agrada muito é a desenvoltura dos atores que, apesar do curto tempo das histórias, conseguem trazer profundidade aos seus personagens. O elenco é composto por algumas figuras já conhecidas do público como Hugo Carvana, Thiago Martins e Silvio Guindane, além de outros atores não tão destacados na mídia mas que também estão muito competentes em cena.

5x favela é uma ótima obra cinematográfica e uma prova que o cinema nacional continua em evolução constante. Não vou analisar os cinco curtas separadamente, até porque são cinco histórias completamente distintas, o post ficaria ainda maior e você não iria ler, #fato e não daria pra destacar todo mundo de uma forma digna, recomendo que você leia os detalhes no site oficial do filme. Apenas destaquei alguns personagens, que foram os que mais me chamaram atenção:
Silvio Guindane é Maicon, um jovem universitário oriundo da favela que realiza o sonho de ingressar na faculdade de direito no primeiro episódio Fonte de renda – a melhor atuação na minha opinião.

Pablo Vinicius é Orelha, o melhor amigo de Wesley (Juan Paiva) no episódio Arroz com Feijão. Nunca tinha visto ele em filme nenhum, uma boa (e muito engraçada) surpresa.

Thiago Martins é Jota, um jovem de 20 anos de idade envolvido no tráfico que ainda criança jurou amizade eterna com Márcia (Cintia Rosa) e Ademir (Samuel de Assis) que agora é policial.  O episódio Conserto para violino é o mais dramático de todos e boa parte se deve ao personagem Jota.

Para quem já interpretou Sandro Nascimento criança no filme Última Parada 174 , uma participação no episódio Deixa Voar não foi difícil para Vitor Carvalho, que interpreta Flávio, um garoto que precisa resgatar uma pipa perdida numa favela rival.

O quinto e último episódio Acende a luz é marcado pela amizade e união da comunidade na véspera de Natal. Márcio Vito interpreta Lopes, um funcionário da companhia elétrica que se vê cercado por esses moradores até conseguir dar um jeito no problema da energia no local. Márcio Vito recebeu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Paulínia 2010.

Tags: ,