Resident Evil 4: Recomeço (Resident Evil 4: Afterline)Resident Evil, uma das franquias de maior sucesso nos video-games chega a sua quarta adaptação para as telas de cinema. Na história, Alice segue em busca de sobreviventes num mundo devastado por uma infecção viral, além de buscar vingança contra os membros da corporação Umbrella. Esse quarto episódio da franquia é perfeito para quem prefere uma atmosfera menos sobria, poucos sustos mas muita porrada e pirotecnia. O filme deixa a desejar na ausência de mortos-vivos em cena (tá bom, tem um monte deles lá, mas poucas cenas de luta direta contra eles).

Outro ponto que merece destaque é o excesso de câmera lenta durante as cenas de luta que chega a ser irritante, como se o diretor ligasse o bullet time (bem ao estilo Max Payne) e falasse ao espectador: admire a fotografia e esqueça o roteiro clichê… Em compensação, A projeção em 3D, elemento que muitos se queixam a cada lançamento de blockbuster, está impecável graças a tecnologia by James Cameron.Ao contrário de alguns filmes que utilizam o recurso 3D de forma desastrosa, Resident Evil foi totalmente projetado e filmado para valorizar (supervalorizar, eu diria) a profundidade das imagens em cena, com elementos em primeiro, segundo, terceiro e até quarto plano muito bem definidos (e não me deixou com dor de cabeça, só por isso já tá valendo).

Não é um filme excelente, mas chega a ser mais eficiente do que os outros três previamente lançados, muito mais pelo visual do que pela história e também por conseguir agregar mais valor com o 3D. Têm uma boa dinâmica, mas focou muito na ação dos protagonistas e nas cenas de luta e esqueceu da atmosfera de terror que é bem presente nos primeiros games e filmes da franquia.

Tags: ,