ATENÇÃO: No final da postagem estão os materiais apresentados no evento.
O EDTED (Encontro de design e tecnologia digital) chegou a sua 15º edição esse ano. O evento está na lista de encontros mais importantes sobre internet, tecnologia e comunicação do Brasil, e tem em seu roteiro 10 cidades até o final de 2010. Hoje, a capital baiana foi a sétima cidade a receber o EDTED e nossa equipe teve a oportunidade de acompanhar o que aconteceu de mais interessante no evento que contou com várias figuras respeitadas da área de marketing e tecnologia.
Na palestra Os Assassinos de Mídias X Classe C e E-commerce, o Jonatas Abbott (Dinamize) apresentou vários exemplos de como algumas pessoas afirmam de forma equivocada que determinada mídia está “morrendo” por causa da chegada de uma outra. Será que a TV, o rádio, o jornal impresso e outras mídias tradicionais estão realmente ameaçados com o avanço tecnológico, ou esse avanço contribui para uma convergência entre mídias, o que as fortaleceria ainda mais?
A Martha Gabriel (consultora de marketing digital e mídias sociais) realizou duas palestras. Na primeira palestra entitulada Mobile Tagging & Realidades Mistas ela falou sobre as possibilidades de aplicação eficiente da Realidade Aumentada em diferentes áreas como o marketing e a educação. Na sua segunda palestra sobre aplicação de Cores na Web, Martha apresentou diversas ferramentas úteis para ajudar na harmonização entre cores em interfaces digitais, além de um estudo de comportamento do usuário em relação a página apresentada.
Martha Gabriel – Digital Marketing & Social Media consultant
Laert Yamazaki (Malagueta Interativa) despertou os profissionais da área de design para a necessidade de conhecer cultura de maneira abrangente para obter mais eficiência em seus trabalhos. O mercado precisa de profissionais diferenciados que não somente conheçam a parte técnica do processo, mas que também saibam estudar e planejar de acordo com um acervo cultural aprofundado. Também falou muito sobre Luciana da novela e seus sonhos (piada interna).
Equipe @Expomark3 e Gustavo Guanabara antes da primeira palestra
Gustavo Guanabara também esteve a frente de duas palestras. Na primeira participação, Guanabara mostrou sua percepção para o termo SMO (Optimização nas mídias sociais) que segundo ele está muito mais associado a otimização de conteúdo para o leitor do que o uso de ferramentas de SMO, ou seja: Content for Readers Enhanced Optimization (ou CREO para os mais íntimos). Na oficina sobre Podcasts, Guanabara apresentou a importância dessa mídia que no Brasil ainda é vista como novidade, suas vantagens e aplicações práticas em diversas áreas. A palestra contou com a participação de Eduardo Sales (Papo de gordo), que contou um pouco da sua experiência em gravar PodCasts assim como as ferramentas que utiliza para edição e gravação dos programas.
Parabéns a @Arteccom, aos palestrantes, organização e participantes pelo ótimo evento e até 2011, valeu!
——————————————————————————————-
MATÉRIAS DO EDTED 2010
(“Os Assassinos de Mídias X Classe C e E-commerce” – Jonatas Abbott)

SLIDES DO EDTED 2010

Inovar é olhar para trás: teorias e perspectivas aplicadas à Mídias Sociais (Tarcízio Silva)
Buzz Monitor em Redes Sociais (Gustavo Loureiro)
QR codes & Realidade Aumentada (Martha Gabriel)
Cores na Web (Martha Gabriel)
CREO (Gustavo Guanabara)
Oficina de PodCast (Gustavo Guanabara)

TWITTER DOS PALESTRANTES DO EDTED 2010

@LauroSantos
@digitalhunters
@rafaelrosafu
@igorsenra 

Tags: ,