Cão de Briga (Danny the Dog)Jet Li é um daqueles atores estrangeiros que conquistaram seu espaço no cinema hollywoodiano. Seus filmes sempre com lutas bem coreografadas, muita violência e acrobacias lhe renderam o reconhecimento que antes pertencia a outro astro oriental de artes marciais, Bruce Lee. Em Cão de Briga, Jet Li dá mais um show de ação e porradaria numa história incomum para filmes desse gênero.

No filme, Danny (Jet Li, Os Mercenários) é um escravo que foi criado como um cachorro (literalmente) por seu «dono», Bart (Bob Hoskins). Durante toda a sua vida, ele só aprendeu uma coisa: lutar. O jovem é obrigado a disputar brigas clandestinas desumanas, com o único propósito de render dinheiro para seu dono. Um dia, Bart sofre um acidente e entra em coma, o que dá a Danny uma inesperada liberdade e o leva a encontrar Sam (Morgan Freeman, Winter), um cego que ganha a vida como afinador de pianos. Sam e sua nora, Victória (Kerry Condon), farão Danny descobrir uma humanidade que até então lhe era desconhecida, até mesmo proibida. Toda a sua percepção da vida muda a partir do convívio com uma família de verdade.

Inevitavelmente, o destaque dramático do filme fica por conta de Morgan Freeman, que mesmo num roteiro pouco explorado consegue dar profundidade ao seu personagem. A história é interessante, porém o filme se perde em alguns aspectos, os momentos de luta por exemplo ficam meio soltos na trama. A coreografia do filme é de Yuen Woo-Ping, o mesmo responsável  pela trilogia Matrix, O Tigre e o Dragão, Kill Bill: Vol. 1 e Kill Bill: Vol.2. Enfim, o filme tenta trazer uma motivação mais dramática ao protagonista para justificar o seu comportamento agressivo e sua gradual mudança graças ao convívio familiar e falha em certos momentos, porém se você gosta do estilo não vai reclamar nem um pouco, já que o ponto alto do filme é a grande habilidade de Jet Li em artes marciais.

Tags: